Mafra terá 300 vagas para Projovem Trabalhador em 2011

• Parceria entre Prefeitura de Mafra e Ministério do Trabalho e Emprego propõe qualificação para jovens de 18 a 29 anos no município

Mafra é um dos 21municípios catarinenses a receber vagas para a execução do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã no Estado. Para Mafra foram destinadas 300 vagas nas áreas de administração, agroextrativismo, alimentação, construção e reparos, metal mecânica, turismo e hospitalidade e vestuário. As vagas são fruto de uma parceria entre Prefeitura de Mafra e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que prevê qualificação para jovens de 18 a 29 anos no município.

Cada curso terá duração de 250 horas e o início das atividades, de acordo com o cronograma da Secretarias envolvidas – Criança e Ação Social e Bolsa Família – está previsto para novembro deste ano.

Compromisso

No dia 8 de julho o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou Termo de Compromisso com 21 municípios catarinenses para a execução do Projovem Trabalhador, em Florianópolis. O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, esteve presente na ocasião, representando o Prefeito Municipal Jango Herbst. O Termo de Compromisso entre o MTE e a Prefeitura de Mafra prevê investimentos de R$ 557.865,00, de responsabilidade do MTE e outros R$ 44.629,20 como contrapartida do município.

Oportunidade

Para o Secretário do Bolsa Família o desenvolvimento de ações através dos investimentos públicos, tem proporcionado a inclusão dos jovens em várias atividades sócio-educativas preparando-os para atuar na sociedade como verdadeiros cidadãos. "Dar oportunidade para os jovens se inserirem no mercado trabalho é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, mudando seu status social de desempregado para trabalhador qualificado", explicou Ivan Dutra.

Já a Secretária da Criança e Ação Social Áurea Bastos Davet, acrescentou que os alunos dos cursos receberão certificado e toda orientação necessária para conseguir um emprego. "Destas 300 vagas, a meta é inserir no mínimo 30% dos alunos no mercado de trabalho. Ou seja, 90 jovens devem ter a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, de exercer a profissão para a qual se preparou.

Durante o período que estiverem participando dos cursos profissionalizantes, os estudantes receberão uma bolsa de auxílio financeiro, através do MTE, no valor total de R$ 600, divida em seis parcelas de R$ 100.

Saiba mais sobre o Projovem Trabalhador:

Atende jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção em atividades produtivas. A principal proposta do programa é levar qualificação social e profissional e criar oportunidades em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas geradoras de renda.

Para saber o que o Projovem de Mafra oferece, entre em conto com as Secretarias do Bolsa Família ou da Criança e Ação Social, pelo telefone: 3643-7181.

Na foto: O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (ao centro) e o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon.