Secretarias de Educação do Planalto Norte recebem capacitação

 

Representantes de 11 municípios da AMPLANORTE e três da AMUNESC participaram da capacitação em Mafra

 

No dia 14 de julho estiveram reunidos no Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA), representantes de 11 municípios da AMPLANORTE (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense) e três da AMUNESC (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) para receberem "Orientações Gerais para Elaboração do Plano de Ações Articuladas dos Municípios – PAR 2011-2014" – novo instrumento de diagnóstico da educação que possui quinze questões pontuais e oitenta e dois indicadores. A ministrante da capacitação foi Tayana Machado, Técnica do FNDE, Especialista em Políticas Publicas e servidora do DIPRO-Seção Pedagógica do PAR.

 

Planejamento

A Secretária de Educação de Mafra, Marise Valério Braz de Oliveira, explicou que planejar e elaborar esse documento implica em debater, dialogar e ouvir o que todos tem a dizer. "O objetivo principal é a busca da melhoria na qualidade do ensino em todas as escolas", disse. Ela lembrou ainda da colaboração da secretária da AMPLANORTE, Maike Steidel, responsável pelo agendamento da capacitação.

O planejamento deve ser realizado por uma equipe constituída de dirigente municipal de educação, técnicos da secretaria de educação, representante de diretores de escola, representante de professores da zona rural e zona urbana, representante de coordenadores pedagógicos, representante do quadro administrativo das escolas e representante do Conselho Municipal de Educação, que deverá ser acompanhado pelo comitê local "Todos pela educação".

Capacitação

Para a Secretária, foi um momento de reencontro dos municípios com seu Plano de Ações Articuladas. "Esta ação dá oportunidade para reflexão em que, a partir da análise do monitoramento, com uma avaliação criteriosa do que foi executado e do que deverá ser revisado e implementado através de ações e subações cadastradas no PAR", explicou.

 

A Secretária de Educação que também é Presidente do Colegiado da AMPLANORTE, falou ainda sobre a responsabilidade dos municípios quanto a elaboração e a importância do Plano de Ações Articuladas. "O PAR é um instrumento de planejamento e gestão educacional para auxiliar as secretarias de educação a indicar suas necessidades e alcançarem assim suas metas. Além disso, é elaborado a partir de um diagnóstico local nos entes federados, objetivando a melhoria da qualidade na educação básica", finalizou.