Evento do Dia do Colono organizado pela Secretaria da Agricultura de Mafra atendeu produtores rurais

Apesar da chuva que caiu o dia todo nesta última quinta-feira, 21, a Secretaria da Agricultura de Mafra manteve o evento em homenagem ao Dia do Colono. Desde às 9 horas produtores rurais, famílias e interessados puderam conhecer

os serviços oferecidos pela Secretaria. O evento aconteceu nas dependências da Feira Permanente – Praça do Expedicionário.

Atendimento

Até às 4 horas da tarde a Secretaria dedicou-se a atender o produtor rural e interessados, dando informações sobre os programas da Agricultura como o Porteira Adentro e Cursos, informações sobre atendimento médico veterinário, SIM (Serviço de Inspeção Municipal), INCRA e Horto Municipal.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Omilton Pereira Filho, esta ação visou aproximar o produtor rural à Secretaria. "O evento foi importante para o nosso produtor rural conhecer todas as atividades e serviços que a Secretaria da Agricultura tem a oferecer para ele, a fim de que faça uso desses benefícios", disse. Omilton não deixou de lembrar que o dia também era festivo, em homenagem ao Dia do Colono.

Também foi exposto em frente à Feira o maquinário disponível na Secretaria da Agricultura como uma patrola, um caminhão novo zero quilômetro e um caminhão em uso.

Festividade

Quem passou pela Feira Permanente pode conhecer o local que dispõe de um espaço com 227m² de área construída e comporta 12 boxs, com cerca de 6m², equipados com pias individuais. A área é coberta e possui depósito central com câmara fria. O local poderá abrigar vários tipos de produtos, entre eles frutas, verduras, embutidos, defumados, artesanato, entre outros.

A Feira será inaugurada oficialmente em setembro, durante as festividades do aniversário de Mafra. Para o Secretário, a feira dará oportunidade para os produtores comercilaizarem seus produtos e ampliar a clientela. Ele ressalta ainda que "a população também ganha com um espaço como este, com segurança e grande oferta de produtos".

Destaque

Outro momento importante durante o dia foi a entrega de dois botijões para armazenamento de sêmem animal, com capacidade para 600 doses cada, para representantes de grupos de produtores rurais de Lagoa Seca (Bela Vista do Sul) e de Avencal de Cima, respectivamente Gilvan Gruber e Emerson Luís Schroeder. Cada representante assinou com a Prefeitura de Mafra contrato de concessão para utilização dos botijões pelas comunidades. "Temos hoje 15 botijões em uso e que foram adquiridos com verba do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Este é mais um serviço oferecido pela Secretaria para auxiliar o produtor rural em sua propriedade", explicou o Secretário.

Palavra de produtor

O agropecuarista Gilvan Gruber, da localidade de Bela vIsta do Sul, que trabalha com gado de leite, plantio de grãos, suino e ovinocultura comentou que já utilizou serviços oferecidos pela Secretaria da Agricultura como o Porteira Adentro. "Precisei de pedra na estrada de acesso à minha propriedade (granja de suínos). Fui bem atendido pela Secretaria, que nunca deixou de me auxiliar", disse.

O produtor rural Emerson Luís Schroeder que possui lavoura de soja, fumo e milho e cria gado de leite, também utilizou o Porteira Adentro. "Além do fornecimento de pedras, também precisei do serviço de patrola e retroescavadeira. Em todos, fui atendido pela Secretaria", contou. Emerson pensa ainda em participar da Feira Permanente. "Tenho interesse em iniciar o plantio de moranguinho para vendê-lo nesta feira, pois é uma boa alternativa para o pequeno produtor expor e lucrar com seus produtos".

Prorrogadas inscrições para Feira Permanente

O Secretário da Agricultura comunica ao produtor ou artesão que tiver interesse em integrar a Feira Permanente, que as inscrições foram prorrogadas. Basta comparecer ou entrar em contato com a Secretaria para fazer a inscrição. A Secretaria da Agricultura fica na R. Marechal Floriano Peixoto, 85, antigo mercado municipal. Telefone 3642-6322.