Merendeiras de Mafra participam de capacitação

Cerca de 60 merendeiras que atuam na Educação do Município de Mafra, participaram na última quinta-feira, dia 28, de Capacitação, realizada em parceria com a empresa Orbenk e que teve por finalidade proporcionar a manutenção de uma alimentação saudável para todas as crianças da rede municipal de educação.

A importância de se proporcionar uma capacitação constante aos servidores foi destacada pela Secretária de Educação de Mafra, Marise Valério Braz de Oliveira que explicou ser este "um momento de estudo e de troca de experiência para que as merendeiras retornem às suas escolas mais motivadas para o segundo semestre", afirmou. Segundo ela o reflexo das capacitações será sentido por todos os alunos que freqüentam a rede municipal de ensino, que vão dispor de uma alimentação de qualidade, feita por profissionais capacitados.

A Nutricionista da Educação de Mafra, Giovana Andrea Zanini Kundlatsch explicou que a capacitação é um momento em que as merendeiras podem reciclar seus conhecimentos. "O trabalho das merendeiras é avaliado constantemente, em visitas regulares nas escolas, quando se conversa muito para sanar dúvidas, discutir cardápios, afirmou destacando que nas capacitações são abordados alguns dos pontos detectados nessas visitas.  Segundo a nutricionista foram abordados aspectos sobre a questão de recebimento e higiene dos alimentos (se são produtos de qualidade), sobre o correto manuseio e  toda a parte técnica relacionada à segurança alimentar.

Opiniões das merendeiras

Israilda Moreira, merendeira do CEIM Gunther Werner, da Vila Nova e que atua há 10 anos como merendeira no município disse que participa de todos os cursos que são promovidos pela Secretaria de Educação. "Esses cursos são muito bons, porque nos motivam e é bom saber sempre mais", declarou, explicando que nos últimos anos está muito bom de trabalhar porque não faltam equipamentos e os alimentos são de qualidade e com maior variedade.

Para Maria Doracilda Wohel, merendeira há 17 anos no município, o curso foi ótimo. "Sempre temos algo a aprender e sempre é bom relembrar", afirmou. Ela participa das capacitações oferecidas anualmente porque considera que é muito bom para o trabalho do dia a dia.

A merendeira Elierce Altmann, que atua há 4 anos na EMEB Avencal do Santinho destacou que essas capacitações proporcionam crescimento profissional. "É sempre bom participar dos cursos e receber novas  informações, aprimorando os conhecimentos. Serve também como revisão e é principalmente importante paras novas merendeiras", afirmou e concluiu: "a partir dos cursos que estamos recebendo temos um novo olhar, uma visão diferente do nosso trabalho, e atuamos de forma certa porque recebemos instruções para isto".