Neste sábado, começa a Feira Permanente na Praça dos Correios

A Feira do Produtor construída para ser permanente na Praça do Expedicionário, em frente aos Correios, inicia hoje (sábado) a venda de produtos hortifrutigranjeiros diretamente do produtor.  Com 12 boxes distribuídos para melhor atender ao consumidor e também ao expositor, a feira conta inicialmente com 12 produtores, oferecendo produtos como embutidos, defumados, mel, frutas, verduras, legumes, ovos, queijos e derivados, bolachas caseiras, entre outros.

Segundo informações do Secretário de Agricultura, Omilton Pereira Filho, a feira permanente do produtor vai funcionar diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados das 6 da manhã às 11:30 horas. Os interessados em expor e comercializar seus produtos ainda podem se inscrever, porém , a secretaria vai priorizar os produtores da agricultura familiar.

Ao construir o espaço na Praça, a  intenção da Prefeitura de Mafra era atender aos próprios produtores que pediam um local fixo e adequado para a venda dos seus produtos. "A oportunidade foi criada pelo Prefeito Jango Herbst e agora, cabe aos produtores ocuparem  esse espaço,  que vai proporcionar o  aumento  da sua produção e consequentemente, da renda da família", explicou o Secretário.

Ele destacou que ganha também o consumidor, que poderá adquirir produtos sempre frescos, com procedência conhecida e a preços competitivos. "O espaço é fixo e sem custo para os agricultores familiares, explicou Omilton, destacando será oferecido também um local para os artesãos, bem como atrações outras que estão sendo programadas, para que o ambiente seja acolhedor  para a boa conversa entre amigos.

Para o técnico em agropecuária, Antônio Augustin, que presta assistência através da ACI para o Núcleo de Produtores Integrados de Vila Ruthes, o espaço da feira é de suma importância, porque além de fixo na cidade, ainda não tem custos para o agricultor.   "O principal benefício é que produtos de Mafra serão vendidos diretamente aqui, sem precisar ir até ao Ceasa em Curitiba, para depois voltar para Mafra, o que encarece para o consumidor", declarou.

O agricultor familiar José Silveira, do assentamento Herança do Contestado, na Fazenda do Potreiro – que há 10 anos participa da feira aos sábados na Praça dos Correios e mais recentemente das feiras itinerantes – o espaço era sonho de todos os feirantes, aguardado há 10 anos. Segundo ele, cerca de 100 por cento da produção da sua família junto com três outras do assentamento é destinada às feiras e ainda falta produção. "Todos os feirantes e a Administração Municipal estão de parabéns, por entregar essa obra esperada, pois a agricultura familiar precisava desse espaço para agregar valor à sua produção e elevar a renda familiar", concluiu.