7 anos de sucesso do programa "Viva bem com a coluna que você tem"

 

 

cerca de 300  pessoas já passaram pelo programa nos últimos anos

 

O Programa "Viva bem com a coluna que você tem" desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde de Mafra em parceria com a Universidade do Contestado por meio do Núcleo de Educação Física, completa 7 anos de atividades neste mês. O atendimento gira em torno de 45 usuários/mês e acontece duas vezes por semana, na UnC, para pessoas com problemas leves de coluna, lombalgia, encaminhadas pelo SUS. Durante as sessões os pacientes fazem fisioterapia e exercícios físicos, num trabalho integrado.

 

Segundo informações da Fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues, uma das idealizadoras do programa, a melhora do paciente é visível no decorrer do tratamento. "O que temos observado é que os pacientes tem melhorado muito tanto nas dores nas costas, como no estímulo de um estilo de vida mais saudável, proporcionado pelo programa".

 

 O programa "Viva bem com a coluna que você tem" – que faz parte do projeto "Mafra em Forma" – surgiu da observação da grande demanda de pacientes que utilizavam os serviços da Clínica de Fisioterapia do SUS. "Há 7anos tivemos a idéia de formar um grupo para trabalhar de maneira diferenciada, associando fisioterapia e a educação física",explicou Fabíola.

 

Paciente evolui

O paciente Wilson Pilz, 53 anos, está no programa há 6 anos e meio e, quando iniciou, estava em uma situação de quase não poder mais se movimentar. "Esse programa só veio me ajudar. Eu estava praticamente indo para uma cadeira de rodas e com o programa evolui ao ponto de caminhar normalmente, quase sem dor. O programa é excelente e durante esses 6 anos e meio só tive a ganhar", declarou.

 

O programa "Viva bem com a coluna que você tem" trabalha o fortalecimento muscular, alongamentos, trabalho aeróbio e orientações sobre postura adequada. A equipe que atua no programa é composta pelos profissionais Professor Mestre Daniel Petreça, Professor Doutor Nilton Furquim Junior, Fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues e o acadêmico de Educação Física Mário César Garcia.

 

Maiores informações podem ser obtidas através do site http://www.mafraemforma.com.br/