Mafra terá Praça da Cidadania em outubro

Evento visa oferecer em um mesmo dia e local serviços das secretarias municipais e demais entidades participantes à população mafrense

Na última terça-feira, 9, membros das Secretarias Municipais da Criança e Ação Social e do Bolsa Família e de outras 20 entidades reuniram-se para discutir e planejar mais um evento voltado à prestação de serviços à população.  A "Praça da Cidadania", com data prevista para acontecer em 22 de outubro, pretende reunir em mesmo dia e local secretarias municipais de Mafra, além de entidades interessadas, para dar orientações e prestar serviços aos munícipes. Durante a reunião, cada entidade presente expôs sua idéia para participar do evento.

Parcerias

De acordo com o Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, a intenção é fazer com que a população tenha em um local específico, a possibilidade de obter vários serviços, possibilitando a melhoria da qualidade de vida. "Nossa idéia é oferecer às famílias que não tem acesso a serviços como fazer carteira de identidade, de trabalho, entre outros, poderem realizar isso em um só lugar. Pretendemos reunir as Secretarias municipais, entidades como SESI, SENAI, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Casan, UnC, Conselho Tutelar, Delegacia Regional do Trabalho, Polícias Civil e Militar, entre outras, para realizar este grande evento dedicado à cidadania", explicou o Secretário. Ele também disse que esta foi a primeira reunião de trabalho. "Estamos filtrando as informações, aguardando confirmações de serviços, firmando parcerias e elaborando a infraestutura para realização do evento".

Praça da Cidadania

"Se tornar efetivamente um cidadão". Para a Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet, este é o principal objetivo do evento. "A Praça da Cidadania é uma ação de um dia, mas que pretende fazer muita diferença na vida das pessoas", comentou. Ela também falou dos serviços que a população terá acesso nesse dia, como solicitar emissão de documentos, receber orientações sobre cursos profissionalizantes e demais serviços. "Isto significa para a pessoa o direito à cidadania", completou Áurea.

Segundo a Secretária, o evento será nas dependências da Secretaria da Ação Social, pela facilidade de acesso e infraestrutura – salas, computadores com acesso à internet, sanitários, estacionamento facilitado e espaço para mobilização de pessoas. "Estaremos aqui com a prestação de serviços buscando completar e levar a pessoa a sua condição de cidadão", ressaltou.

Ivan Dutra completou dizendo que o local foi escolhido em comum acordo com as entidades participantes, pois é amplo, não prejudica o andamento do trânsito e é convidativo para que as pessoas venham conhecê-lo. "Todas as entidades deram sugestões e demonstraram que estão focadas em um mesmo objetivo", disse. Segundo ele, está programada para o início de setembro a segunda reunião para organização do evento.