Projeto "Dando Linha" realiza workshop

Dando Linha conta atualmente com mais de 200 mulheres comprometidas com a produção de peças para comercialização

A Secretaria do Bolsa Família de Mafra dedicou a tarde da última sexta-feira, 12, à realização de um workshop para as integrantes do projeto Dando Linha, para uma troca de experiências e exposição de produtos. Na ocasião cada grupo expôs suas peças confeccionadas com a orientação do SENAI, por meio de suas professoras do vestuário. Além disso, o evento contou com três palestras com temas relacionados à "Relacionamento Interpessoal", "Organização e Criação de Grupos" e "Técnicas de Vendas", que foram proferidas pelos convidados, João Huber Filho, Idalina Maria Boni e Sueli Hinze respectivamente.

Crescimento

A parceria entre a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria do Bolsa Família, e o Senai, tem proporcionado às integrantes do projeto a melhora na renda mensal. O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, que fez a abertura do evento, ressaltou a atual parceria entre as duas entidades e a importância da realização do workshop. "Através desta parceria procuramos fazer com que os grupos de mulheres tenham sua atividade, seu ganho, sua renda. Esses palestrantes que temos aqui hoje têm conhecimento do que é a economia solidária, o que é um trabalho para geração de renda", disse. Ele encerrou sua fala com uma mensagem exaltando o trabalho conjunto entre a Secretaria do Bolsa Família e as mulheres do Projeto. "Teremos sempre esta parceria forte, para um resultado ganhador. Queremos no próximo encontro, o 2º Workshop, trazer todos os produtos confeccionados por vocês mesmas, para mostrar e oferecer a empresários, consumidores e a toda população."

A Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet, falou sobre a importância da realização do evento. "Este workshop é uma oportunidade de estar refletindo e tendo um pouco mais de conhecimento sobre investimento pessoal e no trabalho que vocês, mulheres, desenvolveram durante este longo tempo de projeto", afirmou. Ela também disse que as Secretarias fornecem a infraestruta para o andamento do Projeto Dando Linha, "mas o trabalho que é realizado, é mérito das integrantes do projeto". Áurea também explicou que a política de assistência social tem de olhar pela qualidade de vida e autonomia da pessoa. "Fico feliz de ver a renovação de todas, de ver o grupo aumentando, com adesão de mais pessoas".

Parceria

A representante do Senai, Maria Rosane Palhano Tormena, cumprimentou a todos do Proejto Dando Linha, salientando o trabalho das integrantes e as comunidades a que pertencem. Ela também lembrou dos 20 alunos que concluíram o curso de informática, que na ocasião receberam certificado, além de todos os professores e funcionários que atuam no Projeto. Maria Rosane falou da importância da parceria entre as duas entidades e do desafio do Senai em dar continuidade às atividades do Projeto em 2011. "O Senai está junto com vocês nesta caminhada, nós aceitamos este desafio porque vemos que esta é nossa missão. Precisamos possibilitar, auxiliar para que o sonho das pessoas sejam alcançados por meio da educação profissional. Gerar trabalho, renda e desenvolvimento", declarou.

Quanto à importância do workshop, Maria Rosane, disse que é um momento de troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos. "É um momento que marca a primeira etapa do projeto vencida. Mas ainda há muito que fazer. A partir de setembro entramos numa nova fase, dando sequência às atividades planejadas".

Palavra de mulher

Mais do que obter uma renda mensal, trabalhar com o Projeto Dando Linha também é um meio para fazer amizades e ainda ter tempo para a família. Assim é a rotina para as integrantes do Projeto, Juliana de Souza e Irene do Rocio Lorena de Lima. A artesã Juliana, que trabalha com tricô e crochê, diz que o início foi difícil, mas com perseverança e ajuda das colegas, conseguiu produzir e vender suas peças. "O Dando Linha foi um meio que achei de ganhar dinheiro em casa, tendo a possibilidade ainda de cuidar o meu filho", disse.

Já a artesã Irene, que faz parte do projeto há um ano, considera o trabalho um lazer, uma forma de expor seus produtos e também uma maneira de vencer problemas de saúde. "Antes do projeto, quase não se falava de artesanato em Mafra e hoje temos muito a mostrar", concluiu.

Dando Linha

O Projeto teve início em abril de 2010 com a participação de 10 mulheres. Atualmente conta com mais de 200 integrantes, distribuídas entre 10 localidades que abrangem as zonas urbana e rural de Mafra (Butiá do Lageado, Pedra Fina, Rio Branco I, Campo da Lança, Vista Alegre, Imbuial, Vila Solidariedade, Faxinal, Jardim América e Vila Nova). O que é produzido em Mafra é comercializado em feiras e eventos locais e regionais.

Foto: integrantes da mesa. Da esquerda para direita – Sueli Hinze (palestrante), Áurea Bastos Davet (Secretária municipal), Maria Rosane Palhano Tormena (Senai), Ivan Dutra ((Secretário municipal),, João Huber Filho e Idalina Maria Boni (palestrantes).