Alunos da 5ª1 do CEMMA visitam Secretaria de Meio Ambiente de Mafra

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra recebeu na manhã da última quinta-feira, 18, a vista de onze alunos da 5ª1 do Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA), acompanhados da professora Carmem da Costa. Os alunos conversaram com a Diretora de Meio Ambiente, Nádia Weiz dos Santos e com o Engenheiro Florestal, Edgard Alfredo Bredow, sobre preservação ambiental.

Conversando

As crianças fizeram perguntas sobre reciclagem, preservação de animais em extinção, destinação de resíduos, esgotamento sanitário, entre outras questões envolvendo ecologia. O engenheiro explicou que a preservação do meio ambiente é uma tarefa diária e de responsabilidade de todos. "A Prefeitura tem de orientar os fabricantes e as lojas a dar destinação correta de resíduos como pilhas e baterias de celulares. Temos locais em Mafra que recolhem esse tipo de material. O importante que este lixo não vá para o aterro sanitário", disse.

Educação ambiental

A professora Carmem explicou que a finalidade da visita é uma preparação para a turma participar da Feira de Ciências da UnC. "Além disso, o Cemma trabalha o Projeto Ecobag, que visa conscientizar as pessoas – comunidade escolar e pais de alunos – a usar menos sacolas plásticas", ressaltou. Ela explicou ainda que este trabalho também é feito em parceria com a EMBE Avencal São Sebastião.

Os alunos Millena Paola Fernandes Gonçalves, 10 anos, e Guilherme Moura, 9 anos, disseram que fazem ações para preservar o meio ambiente. "Planto e separo lixo. Uma vez, na praia, vi um peixe preso em um saco plástico e o soltei", contou Millena. Já Guilherme disse que ao ver lixo na rua o junta e joga na lixeira. "Em casa separo o lixo orgânico do reciclável. Assim, mantenho o meio ambiente limpo", conclui Guilherme.