Inaugurada Feira Permanente do Produtor em Mafra

Um local onde o produtor poderá comercializar diariamente a sua produção, de forma segura e confortável, diretamente para a população que, por sua vez, poderá adquirir produtos frescos, de qualidade, sem intermediários e a preços mais acessíveis.  Esta é a finalidade da Feira Permanente do Produtor, inaugurada oficialmente na manhã da última quarta-feira, 21, na Praça do Expedicionário (Correios), em Mafra, evento que consta do calendário de aniversário do Município.

São 12 boxes distribuídos para melhor atender ao consumidor e também ao expositor,  oferecendo produtos como embutidos, defumados, mel, frutas, verduras, legumes, ovos, queijos e derivados, bolachas caseiras, artesanatos entre outros. A feira foi construída numa parceria entre a Prefeitura de Mafra e o Governo do Estado, num valor aproximado de R$ 100 mil.

A feira permanente do produtor vai funcionar de terça a sexta-feira, das 8 horas da manhã às 5 da tarde e aos sábados das 6 da manhã às 11:30, alternando os expositores.

Espaço digno

Na solenidade de inauguração o Secretário Municipal da Agricultura, Omilton Pereira Filho explicou que com o local construído para a feira, o produtor não terá mais que passar por situações constrangedoras como levantar de madrugada, deslocar-se para a cidade, tentar vender seu produto em uma barraca de lona plástica e sujeito a voltar para casa com seus produtos em caso de chuva. "Hoje conseguimos reverter esta situação e é com orgulho que entregamos este espaço ao produtor mafrense, onde poderá vender seus produtos com dignidade, num espaço próprio, sem custo e o munícipe, consequentemente, poderá adquirir diariamente um produto fresco, de excelente qualidade, com preços acessíveis, diretamente de quem produz.

Omilton Pereira destacou ainda que a situação atual do produtor é mais favorável, uma vez que ele pode produzir com a certeza de comercialização, devido à três novas opções apresentadas, que são as feiras itinerantes que acontecem nos bairros,  promovidas no município, a oferta de produtos locais na merenda escolar, e agora, com a Feira Permanente do Produtor.

O Representante da 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, Arno Hellmann, Gerente Regional de Desenvolvimento Econômico e Agricultura elogiou o local apropriado que os produtores estão recebendo. "Um local bonito, arejado, que vai impulsionar o meio rural de Mafra". Ele parabenizou o município de Mafra por ter a grandeza de oferecer o espaço à população, "agregando renda ao pequeno produtor".

Muito melhor

Para o casal de produtores Delcídio e Angelina do Livramento, de Bela Vista do Sul, um dos mais antigos das feiras de sábado na Praça, que comercializam verduras e panificação completa,  o começo foi bem difícil, "mas hoje está muito melhor, com o novo espaço proporcionado pelos governos do Município e do Estado.

A produtora Hilda Maria Lourenço, da Vila Ruthes declarou que esta é mais uma oportunidade de venda dos produtos. "O produtor nunca teve essa chance e agora está sendo valorizado", afirmou concluindo que o espaço era um anseio antigo dos produtores.

Um sonho

O novo espaço na opinião do produtor Edson Luiz Arbigaus, do Espigão do Bugre, que vende embutidos, ovos e mel, "é um sonho há muito esperado e que agora se realiza". A mesma opinião é compartilhada pela produtora, Enedir Veiga Cruz, que há 11 anos comercializa seus produtos na feira. "A gente sempre confiou que um dia sairíamos daquelas barraquinhas na rua e hoje estamos aqui, bem mais tranqüilos, seguros, trabalhando com mais higiene e com mais freguesia em relação à forma como a feira acontecia anteriormente".