Respeito ao pedestre foi tema de campanha em Mafra na Semana Nacional de Trânsito

 

 

Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM) realizou várias ações de conscientização de adultos e crianças e informa que campanha continua nas próximas semanas

 

De 18 a 25 de setembro foi realizada a Semana Nacional de Trânsito. Em Mafra, a data foi lembrada por meio de ações educativas. A Prefeitura de Mafra, em parceria com a Polícia Militar realizaram blitzes educativas com distribuição de folderes e adesivos, aulas de educação no trânsito e direção defensiva, esta usando a minipista revitalizada da Polícia Militar.

 

Acidentes

Segundo dados da Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra, o primeiro semestre deste ano registrou 364 acidentes de trânsito nos bairros do município, sendo 213 acidentes com danos materiais; 137 acidentes com lesões corporais (vítima) e 14 atropelamentos – destes, 11 no Centro da cidade.

 

Cidadania

Alunos da rede municipal de ensino aprenderam de forma lúdica como se comportar com segurança no trânsito. Utilizando a minipista, recebiam a instrução do Policial Militar e faziam todo o trajeto proposto, observando a sinalização.

Já na última sexta-feira, 23, apesar da chuva, a Prefeitura em parceria com a Polícia Militar, Autoescola Tânia e Autoescola RioMafra, realizaram blitz educativa na Rua Felipe Schimdt, alto de Mafra. Foram distribuídos folderes com dicas para ser um bom pedestre, utilização de cadeirinhas e um adesivo para carro com os dizeres "Faixa de pedestre, eu respeito!".

 

Ações continuadas

De acordo com o Diretor de Trânsito da Prefeitura, Haroldo Heyse, as ações educativas terão continuidade. "Ainda vamos realizar blitzes nas próximas semanas, pois estamos na década mundial de ações contra acidentes de trânsito. Nosso foco é a travessia segura de pedestres", explicou. Ele reforçou ainda que "tanto pedestres quanto motoristas devem estar cientes que a faixa é exclusiva do pedestre e este deve observar e garantir que esteja sendo observado pelo veículo em circulação. É o exercício da cidadania dos direitos e deveres de todos".

Para o Cabo da Polícia Militar, Leonides Antonio de Morais Filho, a intenção das blitzes é conscientizar os condutores de veículos de dar preferência ao pedestre e utilizar cadeirinhas para o transporte de crianças. "A Polícia Militar procura os parceiros para atuar na área de trânsito para conscientizar os motoristas, prezando pela segurança no trânsito", disse.