Executivo Municipal discute segurança pública
Instalação de câmeras de monitoramento na cidade, aquisição de viaturas para as Polícias Civil e Militar e demais questões relativas à segurança pública foram assuntos tratados durante a reunião
Na última sexta-feira, 07, o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, recebeu em seu gabinete cerca de 20 pessoas representantes de entidades ligadas à segurança municipal e da sociedade civil organizada, para discutirem meios de melhorar a segurança pública. O Prefeito Jango abriu a reunião, dizendo que "este era um momento histórico para Mafra, que tem grande relevância para o povo mafrense". Ele disse ainda que diante dos últimos acontecimentos, a iniciativa das entidades "é louvável" no que tange a segurança do município.
Reivindicações
Até fevereiro de 2012, 47 municípios (1º lote) terão equipamentos de vigilância instalados em diversos pontos das cidades. A compra dos equipamentos será realizada em convênios entre o Governo do Estado e as prefeituras, com investimentos divididos igualmente.
Baseados nessa premissa, os participantes da reunião reivindicaram estes equipamento para Mafra. O Secretário de Estado da 25ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Wellington Bielecki, comunicou que em contato com o Governo do Estado, este se comprometeu em incluir Mafra no segundo lote. Para efetivação, Mafra deve apresentar solicitação de implantação de serviço de monitoramento por vídeo (câmeras de vigilância) e projeto feito pela Polícia Militar informando locais (pontos) para instalação de equipamentos. Este projeto, segundo a presidente do Conseg (Conselho de Segurança de Mafra) Terezinha Wisnievski, já foi elaborado, bastando apenas atualização de valores. Wellingon ressaltou também, que, mesmo com o comprometimento do Estado, todos devem se mobilizar para que Mafra seja contemplada no segundo lote e no início de 2012.
Mais viaturas
Outra questão abordada foi quanto às dificuldades encontradas pelas Polícia Civil e Militar no combate ao crime em Mafra. De acordo com o Delegado, Rafaello Ross, o efetivo necessita de mais policiais e equipamentos de proteção como coletes a prova de balas. Quanto a isso, o representante da Câmara Municipal, vereador Clesiomar Witt, explicou que já há uma solução. A Câmara repassará à Administração Municipal R$ 1 milhão dos recursos ordinários, que não foram gastos durante o ano, sendo que R$ 500 mil sejam direcionados à compra de duas viaturas destinadas às Polícias, além de demais equipamentos necessários. O Prefeito Jango concordou de imediato com a proposta da Câmara, ressaltando mais uma vez que "tudo que é feito pra garantir a segurança da população é de fundamental importância para o município".
A Presidente da 26ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mafra, Celina Dittrich Vieira e o membro da Subcomissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública da OAB, Luiz Fernando Flores Filho, expuseram que esta reunião foi uma iniciativa conjunta entre as entidades de Mafra e não apenas da OAB. "Foram levantadas inúmeras carências da segurança pública e verificamos que precisamos de ajuda do poder público. Concluímos que devemos ir ao Governador do Estado e mostrar que estamos fazendo a nossa parte", disse a Presidente. Ela solicitou ainda que o "Prefeito una forças com a entidade" para que isso se concretize.
Medidas tomadas
Ainda sobre segurança, o Executivo Municipal lembrou que algumas medidas já foram tomadas como a publicação da lei nº. 3725 de 06 de outubro de 2011, que "determina às agências bancárias e instituições financeiras a obrigatoriedade de instalação de painéis de proteção aos usuários no interior das agências, bem como nos caixas eletrônicos, no município de Mafra, devendo ainda instalar câmeras de vídeo no interior e entorno das respectivas agências (…). O prazo para cumprimento da lei é a contar data da sua publicação.
Ao final da reunião, o Prefeito Jango agradeceu a presença de todos e assumiu o compromisso de comprar as duas viaturas para as polícias, firmar convênio com o Governo do Estado para instalação de equipamento de monitoramento e ainda auxiliar as entidades para resolução das questões quanto ao fortalecimento da segurança pública em Mafra.