População deve se preparar para início da implantação da rede de esgoto em Mafra

 

O início das obras para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Mafra está previsto para o dia 17 de outubro, próxima segunda-feira, porém algumas mudanças no projeto inicial precisaram ser feitas, mudando as ruas por onde o esgotamento  vai começar.  Técnicos da empresa Itajuí, estiveram em Mafra na última semana, para  o levantamento topográfico, quando apresentaram a alteração com início previsto pelas ruas Campos Salles, Vitor Celestino de Oliveira, Florianópolis e Annies Gualberto.  

A Assistente Social da Prefeitura de Mafra, Valéria Grossl Mendes da Silva explicou que a partir do dia 17 de outubro, antes do início das obras, uma equipe da Prefeitura de Mafra passará pelas ruas mapeadas, avisando as famílias moradoras para que tomem providencias para diminuir os impactos causados pelas obras.  "A equipe passará um ou dois dias antes avisando que obras passarão em frente às casas e orientando para que sejam tirados os carros das garagens, uma vez que, depois  os carros não poderão mais entrar ou sair das residências  enquanto durarem os trabalhos de envaletamento e instalação das tubulações".   Ela explicou que o transito nas ruas mapeadas será interrompido durante as obras,  devendo os motoristas buscar roteiros diferentes do que o habitual.

 

A Assistente Social  repassou informações de que as obras poderão permanecer de 1 a 3 semanas, dependendo de cada  caso, cada problema encontrado, de quanto vai ser perfurado, do tamanho da escavação a ser feita. "É importante estar preparado para um prazo de uma a três semana, devido aos problemas que poderão surgir no processo, principalmente em relação às chuvas, mas a boa notícia, porém  é que vai ser iniciado  com escavação em frente as casas, colocada a tubulação e tampada valeta, nada ficando em aberto", explicou. Segundo ela, no momento das obras serão colocadas pequenas pontes de madeira para que as famílias possam ter acesso às suas moradias. 

Marcas da topografia

Os técnicos da empresa Itajuí que estão fazendo o levantamento topográfico nas ruas que receberão esgotamento sanitário, fazem demarcações nas vias,  que tem por finalidade a orientação dos  trabalhos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicita à população que não apague as marcas que podem estar nas calçadas e meio-fios ou mesmo nos muros. Na foto, modelos das marcas.