Mudanças estão previstas no trânsito de Mafra

Com as mudanças, o Departamento Municipal de Trânsito (DETRAMM) espera melhorar o tráfego nas ruas que tem grande fluxo de veículos e dão acesso a pontos importantes da cidade

O tráfego do centro de Mafra vai sofrer alterações nos próximos dias, conforme decisão da Comissão Municipal de Trânsito, que se reuniu nesta segunda-feira, 10, para deliberar sobre o assunto.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes, as modificações fazem parte do plano de readequação do trânsito de Mafra e vai ser experimental em alguns pontos como no Alto de Mafra. Vale lembrar que, no início, a Polícia Militar vai orientar os motoristas, a fim de evitar acidentes.

Mudanças

Com as alterações, vai haver mudanças no sentido de ruas, na sinalização e estacionamentos em pontos da cidade. A Rua Marechal Deodoro (frente da Escola de Educação Básica Barão de Antonina) terá sentido único da Avenida Prefeito Frederico Heyse até a Felipe Schimidt, com estacionamento em 45 graus em um lado da rua e em paralelo à calçada do outro lado da via.

Outra rua que será invertido o fluxo é a Brasílio Celestino de Oliveira (lateral da Escola de Educação Básica Santo Antônio) a fim de que o desembarque de escolares seja feito pelo lado da calçada e da escola, passando a circulação a ser sentido único da rua São José até a rua Cândido de Oliveira Ramos.

A circulação de veículos na cabeceira da Ponte Rodrigo Ajace será melhorada com sinalização de regulamentação para os veículos vindos de Rio Negro, a fim de que reduzam a velocidade. Os tachões devem permanecer para divisão das faixas de rolamento. Os veículos deverão manter velocidade compatível na via e sinalizar sua intenção caso queiram entrar na rua Felipe Schimdt.

O ponto de parada de ônibus que fica na lateral das Lojas Certo (Praça Hercílio Luz), no semáforo, será prolongado e mantido no mesmo local.

Os semáforos do Alto de Mafra deverão receber nova programação, passando de 6 para 4 estágios de abertura, funcionando da seguinte forma: abre-se um sentido somente da via e as demais permanecem fechadas e assim sucessivamente.

O diretor de trânsito do DETRAMM, Haroldo Heyse, informou à Comissão que as principais vias do município – Av. José Severiano Maia, Marechal Floriano Peixoto, Felipe Schimdt, Tenente Ary Rauen e Av. Frederico Heyse – serão revitalizadas em sua sinalização horizontal. Ele disse ainda que nos três cruzamentos com semáforos serão implantados grupos focais para pedestres.

"Com a mudança, espera-se melhorar o tráfego nas ruas que tem grande fluxo de veículos e dão acesso a pontos importantes da cidade", comentou o diretor.  Além disso, ele espera que as mudanças proporcionem mais fluidez no trânsito local.