Alimentação escolar das escolas municipais de Mafra contam com produtos da agricultura familiar e do PAA

 

 

Mel, hortaliças, leite, bolachas caseiras e outros produtos saudáveis fazem parte do cardápio para os mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino

 

As escolas da rede municipal de ensino de Mafra adotam diariamente um cardápio variado, colorido, equilibrado e saudável para alimentação escolar. Dentre os produtos, verduras, frutas, iogurte, leite, cereais e carnes fazem parte do cardápio elaborado por nutricionista.

 

Agricultura familiar

A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, em Mafra, este percentual é atualmente de 45%. Segundo a Nutricionista da Secretaria, Giovana Andréa Zanini Kundlatsch, em 2010 atingiu-se o percentual de 49%. "O valor oscila, pois este ano a Educação ganhou, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) do Governo Federal, vários produtos, entre eles mel, feijão, picles, suco de uva, geléia, morango, pepino em conserva, bolacha caseira, iogurte e leite. Sendo assim, não é necessária a compra destes alimentos", explicou Giovana.

A Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, destacou as vantagens dessa aquisição de alimentos através da Agricultura Familiar, PAA e principalmente da contrapartida da Prefeitura na compra dos outros gêneros da alimentação escolar. "As crianças tem alimentos mais saudáveis, oriundos da própria região, e o município vai economizar, pois fará a compra local e os agricultores aumentarão sua renda", disse.

 

Cardápio variado

Para se chegar a um cardápio nutritivo, variado e equilibrado, leva-se em conta a ingestão diária de calorias e nutrientes. "Faz-se um cálculo de todo cardápio de como deve ser a ingestão de nutrientes pelas faixas etárias e necessidades das crianças", explicou Giovana. Ela lembra ainda da necessidade do prato da criança conter diariamente alimentos com carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, garantindo o consumo diário de todos os nutrientes que precisa. Já a Secretária Marise reforça a importância de uma alimentação variada com produtos como ovos, carne, feijão, mel, verduras, entre outros e defende a utilização de produtos da agricultura familiar.

 

Alimentos da região

O mel é um produto que faz parte do cardápio da alimentação escolar há mais de cinco anos e, de acordo com a nutricionista, é oferecido na forma de pão com mel ou bolo de mel, e conforme cardápio balanceado. Através do PAA, Mafra ganhou 1000 quilos de mel para utilizar nas unidades escolares – distribuídos em potes de ½ e 1kg. "Foi um ganho para o município, não havendo necessidade de compra deste produto e de demais como, picles, leite, morango, entre outros", ressaltou Marise.

 

Parceria

Para Marise a parceria entre agricultura familiar, Coarpa (Cooperativa Agropecuária de Pequenos Produtores), Governo Federal (PAA) e mais recentemente com o Núcleo de Agricultores da Vila Ruthes (desde o segundo semestre deste ano) faz com que os alunos consumam produtos oriundos de sua própria região. "Muitas vezes são os próprios pais dos alunos que produzem e isso só vem a valorizar o agricultor familiar e os alimentos oferecidos nas escolas", concluiu a Secretária.