Valorização do Professor é a meta do 2º Simpósio de Educação em Mafra

 

Emoção, encantamento, alegria e admiração foram as sensações vividas por cerca de 750 professores e profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Mafra,  durante o primeiro dia do 2º Simpósio Municipal de Educação, no Cine Emacite. 

Na solenidade de abertura  a Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira destacou a importância do evento  como reconhecimento pelo trabalho do professor  no seu dia a dia em sala de aula e dos demais funcionários  nas escolas.  Destacando que é pelos alunos que a educação trabalha e que por eles o trabalho do professor  tem fundamento,  Marise  lembrou os avanços  que a educação mafrense conquistou, promovendo uma revolução na área.  "São escolas novas, além de ampliações e reformas, novas escolas em projeto, material didático, equipamentos, alimentação e transporte escolar com a qualidade necessária para uma educação também de qualidade", declarou. 

Valorização do ser

A Secretária Marise destacou e agradeceu o trabalho não só dos professores, como também de toda equipe da Secretaria, mas principalmente o apoio do Prefeito Jango Herbst,  "que valorizando o ser humano, promoveu a diferenciação  nessa gestão". Ela concluiu declarando que a grande preocupação da educação é a valorização de cada um dos professores da rede municipal. Ao declarar aberto o 2 º Simpósio de Educação,  falou com emoção aos professores: "nós precisamos estar em sintonia para que possamos transmitir o que temos de melhor para o nosso aluno, no nosso convívio  diário. Que possamos nesta união, nesta energia, fazer da educação de Mafra um grande diferencial, um diferencial de trabalho, diferencial de afeto, de amor  e,  acima de tudo,  um grande diferencial de respeito humano. Esta é a nossa missão", concluiu.

O Prefeito Jango Herbst deixou uma mensagem, transmitida aos professores, através da qual ele comparou a tarefa do professor à do sol.  "O professor estimula o aprendizado criando um campo de energia, encorajando o aluno a abrir-se para o conhecimento, assim como o sol faz com as flores, que cria um clima no qual elas podem desabrochar".  A solenidade de abertura do 2º Simpósio Municipal de Educação contou com apresentações dos alunos do projeto musicalidade da EEB Amola Flecha.

Palestra Rubem Alves

Em pouco mais de uma hora, o escritor e teólogo Rubem Alves, conquistou a platéia com sua forma clara e bem humorada de falar. Ele iniciou sua palestra falando da paixão pela poesia, citando trechos de poemas do escritor Fernando Pessoa, um de seus ídolos. "A melhor coisa do mundo são as crianças", esta frase de Fernando Pessoa foi adotada pelo teólogo que, a partir daí, falou da forma de educar, de ontem e hoje.

Rubem, aos 78 anos, contou um pouco sobre sua experiência de vida, de sua época de aluno quando criança até hoje, em sua velhice. Ao interagir com a platéia, fez vários questionamentos sobre o que as crianças devem aprender. "Devemos aprender que tudo é educação. Vocês sabem os nomes das constelações? E de todos os pássaros e árvores? Há tanta coisa que a gente deve aprender nesta vida…", disse. Ele explicou que "inteligência não saber sobre as coisas, é perguntar. O bom professor é aquele que desperta isto nas crianças". Ao final da palestra ele deixou sua lição de vida sobre educação, concluindo que "o processo educacional não é lógico, mas afetivo".