Outubro Rosa quer prevenção de câncer de mama
Passeata, palestra, consultas gratuitas e grande movimentação para chamar a atenção para a importância e necessidade da prevenção do câncer de mama. É o que estão preparando a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo Materno Infantil para o dia 29 de outubro, com ações que pretendem reunir centenas de mulheres mafrenses.
A movimentação inicia às 9 horas, na Praça Hercílio Luz com a concentração para a passeata que subirá pela rua Felipe Schmidt até a Praça Lauro Muller. Para esta passeata estão sendo convidadas não só as mulheres, mas também toda a família. "Queremos envolver os a todos, maridos, companheiros, filhos, pai, não somente as mulheres, para que juntos, em família, atentem para a importância da prevenção e ajudem a cuidar da saúde da mulher", informou Claudia Yshii. Ela pediu para que todos os participantes vistam roupas cor de rosa, para marcar o movimento "Outubro Rosa"
Quando a passeata chegar à Praça Lauro Muller haverá grande estrutura recebendo a população. Serão 5 ambulâncias com enfermeiros para realização de exames de mama, além de consultas de enfermagem e aferição de pressão arterial. Em determinado momento da manhã acontecerá, ainda na praça, palestra sobre "prevenção de câncer de mama". Haverá distribuição de brindes.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em prédios em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
Em outubro de 2009, multiplicam-se as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.
Mafra
O câncer de mama é a neoplasia mais incidente na população feminina, com estimativa de 49 casos novos a casa 100 mil mulheres em 2010, na região sul (64/100 mil). O câncer de mana é também o primeiro em mortalidade de câncer em mulheres, com taxa bruta de 11,49 a cada 100 mil, em 2007. No município de Mafra o programa está implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo a referência o Núcleo Materno Infantil. De janeiro a outubro de 2011 foram realizados cerca de 2. 800 exames clínicos de mama no município, sendo encaminhadas cerca de 60 mamografias mês para diagnóstico