PROCON Mafra se une ao IDEC para garantir a qualidade da banda larga
• Colaboração da população é fundamental para garantir a melhoria na qualidade dos serviços de banda larga no país
A qualidade e a velocidade das operadoras de banda larga são uma das questões mais demandadas nos órgãos de defesa do consumidor do país, não sendo diferente em Santa Catarina. As operadoras utilizam de propagandas para aderir novos clientes, oferecendo serviços com velocidade alta mas, no entanto, estas ofertas por vezes não são cumpridas.
Segundo a ANATEL, as operadoras devem garantir no mínimo 10% da velocidade contratada. Esta resolução coloca os consumidores em desvantagem, podendo ainda ser considerada uma propaganda enganosa, pois não garantem a velocidade anunciada e contratada pelos consumidores.
Mobilização
No próximo dia 31 de outubro, a ANATEL deve aprovar uma nova resolução sobre a qualidade da banda larga no Brasil. Mas, os órgão integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, devem estar atentos a estas mudanças, para que a agência reguladora não discuta e aprove apenas assuntos de interesses das operadoras.
Preocupados com esta situação o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lançou a seguinte campanha "Toda quinta-feira é dia de pressão na ANATEL". Esta campanha tem o objetivo de ter um maior controle e mais transparência, devendo os consumidores pagar apenas pelo serviço disponibilizado, além de exigir que seja disponibilizada uma ferramenta que meça a qualidade da conexão.
Mas para que isto possa se tornar realidade, os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e a população em geral, deverão preencher um formulário que será encaminhado automaticamente aos membros do Conselho Diretor da ANATEL, os quais terão a incumbência de votar e aprovar a nova resolução. Para acessar este formulário basta acessar o link: http://www.idec.org.br/campanhas/facadiferenca.aspx?idc=29
Sabendo da importância desta campanha o Departamento de Defesa do Consumidor – PROCON apóia esta iniciativa do IDEC e se coloca a disposição no que for preciso. Neste sentido, o PROCON Mafra solicita o apoio de todos, no intuito de difundir esta campanha em seus sites oficiais, redes sociais, dentre outros. Este procedimento é rápido, podendo ser fundamental para a melhoria na qualidade dos serviços de banda larga no país.
O PROCON de Mafra fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 85, Centro. Telefones: 3642-5822 e 3642-4378. E-mails: procon@mafra.sc.gov.br ; proconmafra@gmail.com