Prefeitura de Mafra recebe visita da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS)
• Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura e membros da CASAN reuniram-se para discutir o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município
Na manhã da última quarta-feira, 26, a diretoria de meio ambiente da Prefeitura de Mafra, acompanhada de membros da CASAN receberam a visita da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).
O coordenador de fiscalização da ARIS, Ricardo Martins, veio a Mafra para fazer a primeira visita de fiscalização da agência. Antes, de sair para vistoria, fez questionamentos quanto ao sistema de abastecimento, às obras de esgotamento sanitário e sobre a relação entre Prefeitura, CASAN e consumidores. Também perguntou sobre abastecimento de água em localidades afastadas e procedimentos quando ocorrem alagamentos e enchentes. A diretora de meio ambiente da Prefeitura, Nádia Weiz, falou à ARIS sobre o início das obras de esgotamento no município.
Durante a reunião, Ricardo Martins explicou que a ARIS tem várias competências entre elas: fixação de normas sobre os padrões e indicadores de qualidade dos serviços regulados, regime tarifário, padrões de atendimento ao público, entre outros. "Tratamos dos aspectos gerais do sistema de abastecimento de água e dos relativos ao consumidor, além da qualidade e segurança deste sistema e ainda no que tange à cobrança de tarifa justa", declarou.
Verificação
Neste mesmo dia equipe da ARIS, acompanhada de representantes da Prefeitura e CASAN, foi conhecer e verificar o sistema de abastecimento de água e as obras de implantação do esgotamento sanitário. "Dentro do sistema de abastecimento a preocupação da ARIS é com a qualidade da água, quantidade e intermitência e segurança do sistema", explicou o coordenador. Além disso, a Agência coletou dados para análise da água, visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) e reservatórios.
Quanto à implantação do sistema de esgotamento, Ricardo ressaltou a importância da verificação do cronograma de obras, a fim de evitar atrasos. "Após estas verificações, produzimos dois relatórios, um de fiscalização da vistoria direta e outro de análise e documentação e entregamos à Prefeitura Municipal e à CASAN", disse o coordenador. Das fiscalizações poderão surgir recomendações e autuações em face dos prestadores, para que cumpram com a legislação e as normas técnicas.
A população também pode ter acesso aos relatórios que ficam disponíveis no site da Agência: http://www.aris.sc.gov.br/ e, caso necessite, também entrar em contato com a Ouvidoria da ARIS através do site.