Mafra debate direitos das crianças e adolescentes em conferência municipal

• "Esperamos cada vez o engajamento da população nestas conferências para termos uma sociedade cada vez mais aberta, participativa e correta" (Áurea Bastos Davet)

Representantes de conselhos municipais, profissionais de diversas áreas e moradores de Mafra participaram da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro ocorreu no dia 27 de outubro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. O objetivo da conferência foi de avaliar, conferir, deliberar e fortalecer a política municipal de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Mobilização

Com tema "Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes" a conferência levou à discussão assuntos como conquistas, formas de mobilização e articulação junto aos diversos atores sociais e políticas públicas.

A Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet, representou o prefeito Jango Herbst no evento. Ela aproveitou a ocasião para expor os investimentos feitos na área da criança e adolescência, bem como as ações desenvolvidas pelos programas da Secretaria. "Hoje, estamos conferindo as ações desenvolvidas e deliberar sobre o novo plano de ação a ser executado nos próximos anos", disse a Secretária. Ela também ressaltou a importância do dia, dedicado aos direitos da criança e adolescente. "Esta é uma reunião de interesses direcionados para os investimentos nesta área prioritária da sociedade". Quanto à participação de crianças e adolescentes nessas ações estratégicas, Áurea explicou que os trabalhos desenvolvidos nos programas da Secretaria tem o objetivo de despertar a consciência de cidadania e crítica do jovem. "Isso para que entendam a sua participação no estado democrático de direitos. Esperamos cada vez o engajamento da população nestas conferências para termos uma sociedade cada vez mais aberta, participativa e correta", concluiu a Secretária.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mafra (CMDCA), Lady Gonçalves de Souza disse que esta nona conferência reuniu um grande número de pessoas da comunidade. "Esperamos que os trabalhos transcorram da melhor maneira possível e que nós possamos sair daqui com boas propostas para implementar o plano municipal de crianças e adolescentes", disse a Presidente. Ela completou ainda que "mudar a realidade requer atitude consciente, organizada e articulada que conheça o conjunto de suas causas e contribua para direcionarmos recursos humanos, financeiros, políticos, tecnológicos para as prioridades pactuadas. O cenário é repleto de desafios, mas também aponta possibilidades e uma delas pode estar começando agora".

O aluno do EEB Santo Antonio, Lucas Luiz, de 16 anos, ressaltou que conferências trazem melhorias na área que tange à criança e adolescente. "Para nós é um crescimento intelectual muito grande. É sempre bom trocar idéias para mostrar a voz do jovem e mostrar que o jovem se importa com seus direitos e busca seus deveres", disse Lucas.

Continuidade
Na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mafra foram debatidos eixos temáticos, de onde foram retiradas propostas que serão enviadas para a conferência regional, que será no dia 28 de fevereiro em Canoinhas. Também foram eleitos 12 delegados que irão representar o município de Mafra. A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente será de 23 a 25 de abril, e a nacional nos dias 11 a 13 de julho de 2012, em Brasília.