Calendário Artepharma – Uma obra de arte composta por 12 outras obras e assinada por 13 artistas

Já considerado como uma tradição, o incentivo à arte em todas as suas formas feita pela Artepharma se confirma, com a 8ª edição do calendário artístico "Galeria Artepharma para 2012", lançado oficialmente na noite de quarta-feira, dia 14, no Hotel Susin. Em uma noite de emoções, quando o encontro entre mestres e aprendizes se transforma em encontro de artistas, a cultura mafrense – e da região – mais uma vez passa a ser a fonte de prazer dos presentes. A belíssima apresentação do Grupo Vocal e Musical  "Sons em Si", sob a regência da maestrina Maria Aparecida Petters Borba Coelho marcou de forma  memorável  o início do evento.

O momento eternizado em forma de calendário poderá ser apreciado diariamente, em diferentes locais, por pessoas várias, levando emoção à locais inusitados como uma mesa de trabalho, um consultório médico, um escritório, uma casa, entre tantos outros, quebrando a rudeza  ou a rotina do cotidiano.  O calendário Artepharma passa a ser uma obra de arte composta por 12 outras obras e assinada por 13 artistas, uma delas a sua idealizadora, Rejane Heyse Ribas.

Força, fé e esperança

São 12 fotos de quadros produzidos por artistas plásticos riomafrense e da região, alguns já renomados e outros iniciantes. Retratam a força na forma de uma "Locomotiva", as lembranças e a saudade, pela  "Casa da Baba", a Paz,  no "Renascer", a natureza, com o "Jardim Tropical" e a fé  com o Santuário Magnificat, entre outros.

As artistas cujas obras foram contempladas no calendário são:

Obra

Santuário Magnificat

Celia Regina Leite Bastos

Calendário

O calendário já é uma referência cultural em nossas cidades, mencionado nos últimos anos nos programas oficiais do Colege Arte que divulga a arte brasileira nos circuitos internacionais, conforme a curadora da entidade por Santa Catarina, Dirlei Damas.

Para a idealizadora do programa, Rejane Heyse Ribas, o momento do lançamento do calendário foi mágico. "Foi uma noite de fortes emoções, em que antecipamos os meses de 2012,  com carinho para que ele seja de alegria e realizações", afirmou.  Ela agradeceu a todos os colaboradores do projeto. A Prefeitura de Mafra apoiou o evento, através da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo.

Além do objetivo primordial, o incentivo artístico e cultural, várias instituições ao longo destes anos foram agraciadas com doações de obras de arte e recursos advindos do programa. Nesta edição o calendário será entregue à comunidade por valor simbólico que será totalmente revertido para projeto a ser desenvolvido junto a pediatria do Hospital São Vicente de Paulo. "A Artepharma tem como missão a promoção da saúde, em harmonia com a natureza e a individualidade do ser humano, e entre seus valores, a responsabilidade social é um dos atributos essenciais no processo de gestão da empresa", declarou Edson Ribas, um dos diretores.

Superação

Uma das artistas com obra contemplada no calendário é Celia Regina Leite Bastos. Artista iniciante disse estar emocionada por ver a sua 2ª tela em destaque. "Para mim é algo magnífico e emocionante. A pintura representa para mim a superação de todos os problemas, representa a cura", afirmou.  (Foto 1)

Para a artista Maria Tereza Nassif, ter uma obra de sua autoria no Calendário Artepharma é gratificante. Ela pinta há cerca de 18 anos e possui perto de 500 telas produzidas. Pinta só, em sua casa e também no ateliê, com orientação da mestre. (Foto 2)

Ainda adolescente Aline Bergmann, natural de Papanduva, também disse ser muito gratificante ver sua tela no calendário. Hoje com 17 anos, pinta desde os 12, e deverá dar uma "pausa" na sua produção, devido ao fato de iniciar, em 2012, curso de fisioterapia em União da Vitória. (Foto 3)