Prefeitura de Mafra contrata empresa de serviço de limpeza urbana

• Desde o dia 3 de janeiro trabalhadores da Serrana Engenharia Ltda. estão realizando serviços como varrição de sarjetas e calçadas, capina de vias públicas, entre outros

Por meio de processo licitatório (Concorrência Pública – Licitação nº 002/2011) realizado pela Prefeitura de Mafra, a empresa Serrana Engenharia Ltda., foi definida como a responsável pela execução de serviços de limpeza urbana na região central da cidade. Os trabalhos que já estão sendo executados desde o dia 3 de janeiro compreendem capina, raspagem, varrição, roçada e limpeza de vias e logradouros públicos para remoção de vegetações rasteiras, assim como pintura de meio-fios.

O contrato com a empresa foi assinado no final de dezembro e a sua vigência é de 12 meses. A empresa foi contratada com recursos do FUMSAB (Fundo Municipal de Saneamento Básico) no valor total de R$ 569.988,36.

Saneamento Básico

Baseado na Lei Federal Nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, a Prefeitura de Mafra vem cumprindo os itens que a compõem como esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, drenagem pluvial urbana e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A manutenção da limpeza urbana era uma exigência do Prefeito Jango Herbst, conforme informou o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Milton Antunes. "Os serviços se fazem necessários, pois a conservação de logradouros públicos tem extrema importância na manutenção do bem estar dos munícipes. Além de que praças e logradouros limpos representam maior segurança", explicou.

Para o Prefeito Jango, a limpeza urbana é um assunto que ser tratado com muita responsabilidade. "A Prefeitura tem um compromisso com os mafrenses e com as demais pessoas que circulam no município. Manter a cidade limpa é uma questão de saúde pública e embelezamento da cidade. Contratamos esta empresa para realizar este trabalho, e em pouco mais de duas semanas, já vemos os resultados claramente", disse o Prefeito.

Conservação

Quem passa pelo perímetro urbano de Mafra pode se deparar com trabalhadores realizando serviços de limpeza e manutenção de vias e logradouros públicos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, das 5 às 7 manhã é realizada a varrição de ruas e durante o dia os demais serviços.

Vale lembrar que apesar da Prefeitura realizar este serviço, a população também deve fazer sua parte, evitando jogar lixo na rua e nos rios e separando material orgânico de reciclável.