Alunos da rede municipal de ensino de Mafra voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 13
• Abertura do Ano Letivo de 2012 foi no dia 07 e reuniu todos os funcionários da rede municipal de ensino
O ano letivo em Mafra começou com as boas-vindas aos funcionários da rede municipal de ensino. Os 540 profissionais da Educação assistiram ontem, 07 de fevereiro, a duas palestras motivacionais no Cine Emacite. A primeira, pela manhã, proferida pelo Professor Albino Timóteo Buluczyk, foi "Motivação, Autoestima e relações humanas – ênfase pelo encanto à profissão do magistério. À tarde, foi a vez do Professor Fábio Fernandes, com a palestra "Motivação e planejamento para alcançar o sucesso".
A Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira fez a abertura do evento, agradecendo a presença do padre Dúlcio Antonio de Araújo, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida que fez uma benção na ocasião, das demais autoridades e de todos os funcionários presentes. A Secretária ressaltou que o objetivo da Secretaria da Educação é possibilitar que os educadores e demais funcionários estejam cada vez mais preparados para oferecer ensino de qualidade aos alunos. "O essencial de todos os investimentos em educação, é, sem dúvida, a valorização dos profissionais. Todos precisam sentir-se bem na escola e a educação só terá sentido se for compartilhada para contribuir na formação dos nossos alunos", disse. Ela ressaltou ainda que um evento como este "é um momento de reflexão, planejamento e compromisso".
O Prefeito Jango Herbst, também esteve presente no evento. Ele enalteceu a figura dos professores e funcionários da educação do município e disse que "em Mafra nunca deve faltar dinheiro pra investir na educação". Jango fez uma comparação sobre educação entre os países da América do Sul como Argentina, Chile e Uruguai que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior que o Brasil. "Dos 182 países no mundo, o nosso IDH está na 75ª. Precisamos melhorar muito e o grande caminho é a educação". O Prefeito conclui desejando a todos um ano letivo produtivo, contando com o comprometimento dos profissionais da educação.
Recepção
Os cerca de 5.500 alunos da rede municipal de ensino de Mafra, distribuídos nas 29 unidades de ensino, sendo 13 no interior, estão aproveitando o último final de semana de férias. Conforme previsto no calendário da Secretaria da Educação, as aulas em Mafra iniciam na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro.
Para os 2.500 alunos da rede municipal e estadual de ensino que utilizam transporte escolar diariamente, a Administração Municipal renovou nos últimos anos a frota do transporte escolar próprio, adquirindo 14 novos ônibus escolares e 3 kombis. Além disso, investe-se anualmente cerca de R$ 3 milhões (entre recursos do Estado, União e município) na manutenção de 39 linhas de transporte, das quais 13 são feitas com veículos próprios e 26 são linhas terceirizadas.
Ritmo acelerado
A Secretaria da Educação trabalha em ritmo acelerado para encerrar as chamadas de todos os professores para a contratação temporária, dos ACTs. Serão aproximadamente 60 professores contratados atuando desde a educação infantil até o ensino fundamental. Para a Secretária da Educação a contratação temporária é mais uma maneira de reforçar a qualidade do quadro de professores do município. "Cada ano é uma nova uma oportunidade para fazermos ainda melhor pela educação em Mafra", explicou a Secretária.
Os alunos entram o ano letivo com uniforme escolar completo (kit composto por 11 peças – um conjunto de agasalho, sendo uma calça e uma jaqueta; um moletom; duas camisetas manga longa, duas camisetas manga curta, uma bermuda, dois pares de meia e um par de tênis), além mochila adequada ao nível escolar do aluno, penal e kit de material escolar – cadernos, lápis, borracha, apontador, canetas, lápis de cor, tesoura, régua e cola.
Ampliações e Reformas
Algumas escolas iniciam o ano ampliadas e reformadas. Está em fase de acabamento as obras de melhorias e ampliações nas seguintes escolas: Escola São Lourenço (sala de aula, banheiros, biblioteca e conclusão da quadra esportiva e pintura), Escola Agrícola (construção do centro de industrialização, conclusão da quadra, entre outras melhorias), Amola Flecha (quadra esportiva e muro), Escola da Bituvinha (será construída mais uma sala de aula e quadra esportiva coberta).
Será iniciada a montagem do pré-moldado da cobertura das quadras esportivas nas escolas municipais de Bituvinha, Colônia Ruthes, Avencal do Saltinho, Augusta Vitória, Anjo da Guarda, Beija-Flor e Butiazinho de Cima. Além da reforma e recuperação da ala 4 do CEMMA. Nestas obras, o investimento é de R$ 1,5 milhão de recursos próprios da Educação.
Nova escola
Este ano será construído um novo centro de educação infantil, no alto de Mafra, visando beneficiar mais de 150 famílias. Segundo a Secretária Marise, mesmo com a construção de três novas escolas – Anjo da Guarda na Vila Clementina, CEI Guinther Werner na Vila Nova e o CEI Breno Cauan Garcia na Vila Argentina – ainda há uma procura muito grande por vaga na educação infantil.
Planejamento
Durante este mês a Secretária de Educação percorrerá as escolas municipais, fazendo reuniões com os pais. Na pauta, apresentação do kit escolar, melhorias nas unidades escolares e a importância da integração família/escola.