Inaugurada ala Dr. Asdrubal Ubiratam Jaime do Núcleo Materno Infantil

 

Em solenidade realizada na manhã do dia 8 de março, O Executivo Municipal Mafrense  entregou oficialmente à população, a nova ala do Núcleo Materno Infantil, que recebeu o nome de Ala "Dr. Asdrubal  Ubiratam Jaime", em homenagem ao médico que trabalhou desde 1952 no então posto de saúde.  A ala foi construída com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 80 mil, além da contrapartida do Município.  São mais 126,52 m2 de área construída. Tem espaço para o atendimento aos pacientes de DST/HIV/AIDS e conta ainda com novo consultório médico, novos  banheiros e área para depósito no subsolo.

O momento foi de emoção para os familiares do Dr. Jaime e também para a enfermeira Denise Dallagnol, responsável pelo programa DST/HIV/AIDS, pois segundo ela, foi longa a luta e a espera por um local apropriado para um atendimento de qualidade  aos  52 pacientes de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo  atualmente atendidos pelo programa. Enfermeira do Núcleo há 20 anos, Denise fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para esse dia tornar-se realidade. "Este foi um momento muito esperado e sonhado", declarou.

Homenagem

Falando em nome do Prefeito Jango Herbst, a Secretária de Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos disse ser a obra um sonho antigo de todos os que atuam na saúde em Mafra e em especial dos funcionários do Núcleo.  Ela explicou que a escolha do nome para a unidade não podia ter sido outra, a não ser a justa homenagem ao Dr. Asdrubal Ubiratam Jaime, "pessoa querida e admirada na comunidade mafrense, que sempre respeitou seus semelhantes  e o mais indicado a dar seu nome à uma instituição que se dedica à saúde Pública".

A Secretária agradeceu ao Prefeito Jango Herbst pela confiança depositada e pelo apoio em mais uma obra em favor da saúde da população. Agradeceu também ao Governo do Estado pela disponibilização dos  recursos  e a toda equipe de funcionários da Saúde.

Dr. Jaime

Para falar em nome dos familiares do Dr. Asdrubal Ubiratam Jaime, o filho Norton, emocionado lembrou   da inauguração do antigo posto, em 1952, quando Dr Jaime era o único médico, as instalações eram pequenas e eram poucos os funcionários. "Época de muita luta, muito trabalho e precárias condições". 

O Dr. Jaime atuou no atendimento à saúde mafrense no então posto de saúde, desde a  fundação em 1952 até sua aposentadoria. Foi ginecologista, pediatra, médico e amigo. Numa alusão á sua pessoa, o posto de saúde da rua  Marechal Floriano era conhecido como postinho do Dr.Jaime.