Habitação de Mafra fez reunião com famílias da Vila Solidariedade

Mafra foi o único município do Planalto Norte beneficiado com o "Projeto de Melhoria, Construção e Conclusão" do Governo Federal

Famílias da Vila Solidariedade que residem em áreas que não são consideradas de risco já podem sonhar com uma moradia melhor estruturada. Na última sexta-feira, 16, a Secretaria da Habitação de Mafra realizou reunião no CEM Beija-Flor, para tratar de assuntos referentes ao "Projeto de Melhoria, Construção e Conclusão" (do Governo Federal). Foram distribuídas senhas e relação de documentos às famílias interessadas no projeto.

Durante a reunião, a Secretária de Habitação, Terezinha Wisnievski, repassou as cerca de 70 pessoas que compareceram, os detalhes do projeto, bem como os procedimentos que cada família deve ter para conseguir melhorias, que tipo de reforma pode ser feita na residência, orientações sobre mão-de-obra e demais requisitos que devem ser preenchidos pelos interessados.

Interesse social

Desde o dia 21 de março as famílias que retiraram senhas estão indo à Secretaria para realizar cadastro e apresentar que tipo de melhoria necessita em sua residência. Terezinha Wisnievski informou que todo processo está agilizado. "Já temos uma empresa de engenharia licitada, que nos fornece engenheiro e assistente social, que fará levantamento sócio-econômico e assim, começar a fazer os projetos de melhoria", explicou.

A Secretária informou ainda que os recursos para este projeto são oriundos do Governo Federal no valor de R$ 535 mil. "Mafra foi o único município do Planalto Norte beneficiado com o Projeto de Melhoria, Construção e Conclusão. Foi um processo difícil, porém busquei informações junto ao Ministério das Cidades e felizmente tivemos êxito", disse.

Procedimento

Cada família que está indo buscar auxílio na Habitação para ser beneficiada com este projeto terá toda a assistência necessária. O engenheiro fará o projeto de acordo com que a família solicita. Ao final, a Habitação fará reuniões com a empresa licitada e Caixa Econômica Federal para adequação dos projetos (melhorias e valores disponíveis para cada casa). "Conforme o projeto, a família deve comprar seu próprio material de construção e a Secretaria custeará a mão-de-obra. Para tanto, estamos pleiteando junto às empresas de material de construção um preço mais acessível, pois haverá grande volume de compra de material", explicou. Terezinha disse ainda que "está muito feliz com o grande interesse das famílias da Vila Solidariedade em conquistar uma moradia mais digna e melhor estruturada".

Moradores

Keli Cristina Macanhão, autônoma, mãe de 4 filhos, sendo que dois menores ainda moram com ela, vive no bairro há quatro anos, disse o que achou da reunião. "Enfim alguém olhou especialmente para a Vila Solidariedade, este bairro que precisa de melhorias. Torço para que esta reunião traga bons resultados futuros". Para Keli, a reunião foi esclarecedora e ela já sabe o que vai reivindicar para sua casa. "Pretendo arrumar o encanamento, solucionar os problemas de goteiras e construir, se possível, varanda e mais um quarto", disse.

Outra moradora, Osvaldina da Silva Rego (monitora escolar), esposa de Nivaldo (aposentado) e mãe de três filhos casados, disse que suas dúvidas foram esclarecidas na reunião e falou sobre as melhorias que pretende fazer em sua casa. "Minha casa foi acometida por cupins, portanto gostaria que fosse refeita a estrutura. Piso e pintura farei com o tempo. Faz 29 anos que moro nesta casa e nunca a reformei", disse. Ela, assim como os demais participantes, também puderam esclarecer outras dúvidas a respeito de regularização dos imóveis.