Crianças visitam réplicas de personagens de Monteiro Lobato na Casa da Cultura de Mafra

 

Réplicas de sacis, cucas, viscondes e dos demais personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, confeccionados com diferentes materiais podem ser vistos até a próxima terça-feira na Casa da Cultura. Este ano, a Prefeitura de Mafra, através Secretaria Municipal de Cultura, realizou, assim como em 2011 e 2010, o concurso de Réplicas dos Personagens do Monteiro Lobato. Alunos de 6 a 10 anos da rede municipal e estadual de ensino participaram e os melhores trabalhos escolhidos nas escolas já podem ser vistos na exposição.

 

Visitas

Até o término da exposição, estão previstas as visitas de 14 escolas. Na última quarta-feira, 11, foi a vez das escolas Anjo da Guarda e Paula Feres conferirem as réplicas dos personagens.

A aluna Lara Fernanda Dzus, 8 anos, do Anjo da Guarda, contou que é a segunda vez que participa do concurso. "Ano passado fiz a tia Anastácia e este ano fiz a Cuca de material reciclado", disse. Ela ressaltou ainda que das réplicas expostas, a Dona Benta confeccionada em E.V.A. foi a que lhe chamou mais a atenção. "É bem legal e foi muito bem feita".

Outra aluna da escola que também passou pela exposição foi a Luiza de Carli, 7 anos. "Eu nunca participei de um concurso assim, mas tenho vontade", contou. Quanto à exposição, disse que achou as réplicas "bem criativas".

Os alunos estiveram acompanhados de suas professoras, entre elas, Silvia Grein, que falou sobre a importância do concurso. "A confecção das réplicas promove o entrosamento familiar, pois as crianças contam com a ajuda dos pais. É um resgate da sucata, da cultura e da literatura infantil", explicou. Ela disse ainda que, "por ser um concurso, as crianças vêem que os outros alunos também têm criatividade e sabem, portanto, que nem todos podem ser ganhadores". 

 

Resultado

O julgamento será realizado por uma comissão formada pelo Departamento de Cultura e Extensão da Universidade do Contestado – Campus Mafra. Os alunos e a escolas das réplicas vencedoras receberão troféu e certificado de participação.

 

Visite a exposição

Ainda dá tempo de visitar a exposição. Até o dia 17 o público pode conferir as réplicas, das 8 às 12 e das 13h30 às 17 horas, exceto no final de semana, na  Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo –  rua Felipe Schmidt, 494. As escolas interessadas também podem agendar visitas pelo telefone: 3642-1880.