Programa Novo Tempo prepara mulheres para uma vida com maior qualidade

• Curso promovido pelo Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro contou com parceria da Prefeitura de Mafra

O que no início era dúvida e expectativa para 31 mulheres e meninas inscritas no programa "Novo Tempo",  transformou-se em sensação de felicidade e de missão cumprida para as 17 que concluíram os módulos e receberam o Certificado de participação no curso de Culinária e Administração Doméstica no final da tarde de quinta-feira, 26, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida  de Mafra.  O programa Novo Tempo foi idealizado pelo Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro, com apoio da Federação Soroptimista das Américas e parceria da Prefeitura de Mafra através das Secretarias Municipais do Bolsa Família e Ação Social. Tem por  finalidade  promover a melhoria da qualidade de vida de mulheres e meninas e prepará-las para inserção no mercado de trabalho.

Na diplomação os presentes observaram mulheres e meninas especialmente arrumadas para a ocasião, transbordando contentamento.  A participante Samara Soares Alves, estudante de 16 anos disse ter gostado muito de todos os módulos, com destaque para o de culinária e do que tratou dos projetos de vida para o futuro.  Tudo o que aprendeu já está colocando em prática junto à sua família. "Já estou usando os conhecimentos na minha casa, repassando para as minhas 5 irmãs", afirmou explicando que até mesmo  começou a ajudar o pai nas questões de orçamento doméstico, tema que disse desconhecer até o curso.  Ela destacou que o curso foi tão importante para ela que já está prestes a iniciar seu primeiro emprego.

Da mesma opinião foi  a participante Osvaldina Demétrio. "Adorei tudo. Foi muito bom. Aprendemos muito e saímos com a auto-estima elevada", declarou, pedindo outras edições do curso. Segundo Osvaldina ela também já mudou de atitudes em casa e no trabalho, aplicando os conhecimentos e alguns truques.  Dos temas apresentados ela destacou a limpeza e organização da cozinha e de preparação dos alimentos, além dos direitos e deveres dos trabalhadores.

Parcerias

O curso de Culinária e Administração Doméstica foi considerado como muito bom pela presidente do Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro, Beatris Rosane Melz Gatelli. Segundo ela desde o início do projeto trabalhou-se não somente a parte de culinária e economia doméstica, mas  também a formação cidadã como complemento, "o que vai ser muito importante para a vida de todas as participantes".  Ela  salientou ainda que até mesmo aquelas mulheres, mesmo sem estar ainda no mercado de trabalho,  podem utilizar os conhecimentos no próprio lar, para melhorar a qualidade de vida e o status nutricional de suas famílias. Destacou, ainda, outra metas do Clube Soroptimista inserida no curso,  que é   possibilitar à mulher resgatar a auto-estima e  reescrever a própria história. As associadas do Clube agradeceram a parceria com a Prefeitura de Mafra, destacando ainda a valiosa contribuição das demais entidades parceiras: Universidade do Contestado, Hotel Emacite, Corpo de Bombeiros de Mafra, Dani Noivas e Venturi Clínica de Estética e Nutrição.

O Secretário do programa Bolsa Família, Ivan Dutra parabenizou as formandas  pelo interesse e participação e agradeceu ao  Clube Soroptimista pela oportunidade da parceria. Pela importância e relevância dos conteúdos apresentados,  Ivan colocou a estrutura das duas secretarias novamente à disposição do Clube para que o curso seja novamente ofertado á outras famílias. Às formandas disse ter a certeza de que os conhecimentos adquiridos serão  aplicados na vida profissional. "Foi uma ótima oportunidade  de qualificação para o futuro das  participantes, que puderam encontrar muita motivação no conteúdo dos módulos", afirmou.

Grandeza

A Secretária da Criança e Ação Social Cidene Rodrigues de Barros elogiou o trabalho do Clube Soroptimista. "Esse foi um trabalho  muito especial para a cidade e vocês mulheres devem aproveitar os conhecimentos recebidos. Vocês devem observar a grandeza que estão levando para suas casas, suas famílias e seus bairros", declarou. Ela também parabenizou as formandas e agradeceu ao Clube Soroptimista.