Feira Permanente do Produtor tem espaço para novos produtores

 

A Feira Permanente do Produtor de Mafra, na Praça do Expedicionário inaugurada em setembro do ano passado, com a finalidade de proporcionar um ambiente adequado para o produtor comercializar suas produções e para o consumidor adquirir hortifrutigranjeiros de qualidade e a preços mais acessíveis, continua com espaços livres de segunda a sexta-feira para agricultores exporem seus produtos.

A falta de produtores expositores durante a semana foi explicada pelo Secretário da Agricultura, Omilton  Pereira Filho devido a dois fatores distintos e atuais. Primeiro,  os agricultores mafrenses estão com praticamente toda sua produção comercializada para a merenda escolar –  por força de Lei o Governo Municipal deve adquirir no mínimo 30 por cento da receita do Fundeb de alimentos produzidos no próprio município. Segundo, porque produtores já expõem  nas feiras itinerantes nos bairros,  promovidas pelo Bolsa Família.

O Secretário esclareceu que historicamente o produtor temia aumentar a produção  e não ter mercado para comercializá-la. "Hoje acontece o inverso, há mais procura do que oferta e a Feira Permanente da Praça do Expedicionário está  com box  e dias sobrando, além da procura pelo consumidor", afirmou.  Omilton convidou os pequenos agricultores a trazerem seus produtos para comercializarem na feira, pois há procura, há espaço e não há produto. "Qualquer produtor pode vir e vender suas produções. Hoje temos 10 boxes para produtores e outros 4 para artesãos. Basta entrar em contato com a Secretaria da Agricultura e passar a ser um expositor", afirmou.

Ele concluiu afirmando que, "para que a Feira Permanente do Produtor se torne um sucesso é preciso que  o produtor rural valorize o espaço criando uma clientela fixa, que vai garantir a comercialização de toda produção, a exemplo do que já ocorre com a feira aos sábados e com os artesãos que já estão formando a própria clientela".