Escolas de Mafra recebem 3.500 kits de educação para o trânsito

 
  • O projeto "Se essa rua fosse minha" tem por objetivo preparar professores multiplicadores para aplicar , nas salas de aula, conceitos de educação e segurança no trânsito.

"É mais fácil construir um menino do que consertar um homem". A frase, de autoria de Charles Clik Govin, foi utilizada pelo aluno Felipe Kuiava Keller, em apresentação de trabalho que já começou nas escolas da rede municipal de ensino, dentro do Programa "Se essa rua fosse minha", desenvolvido pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Mafra em parceria com Secretaria de Educação, com apoio do Detran/SC.  A frase mostra a finalidade do projeto de trabalhar o respeito às leis de trânsito desde a infância para formar cidadãos conscientes.  Ela foi proferida durante a manhã de quarta-feira, 16, no  C.E.M. Anjo da Guarda, quando  iniciou a entrega oficial dos cerca de 3.500 kits  de materiais para alunos de 17 escolas municipais, professores e pais trabalharem as questões do trânsito. O Anjo da Guarda recebeu 252 kits para serem distribuídos entre os alunos do ensino fundamental.

O aluno Felipe Kuiava Keller, de 8 anos, está no 4º ano do ensino fundamental já utiliza seus conhecimentos sobre respeito às leis de trânsito quando está no carro com seus pais. Falou do respeito às faixas, aos semáforos e considera seus pais como bons motoristas. "Quando for motorista quero ser cuidadoso como meus pais", afirmou. A fala de Felipe foi um trabalho realizado em grupo, entre alunos e professores em sala de aula, orientados pela professora Neide.

Rico material

O projeto "Se essa rua fosse minha" foi implantado em Mafra com o patrocínio do Detran/SC,que é parceiro da Editora Fama. Tem por objetivo  preparar professores multiplicadores para aplicar , nas salas de aula, conceitos de educação e segurança no trânsito. 

Para a escola os kits serão de extrema valia, segundo a diretora Zenaide Godeski Grein. "É um material rico, que vai auxiliar em muito as aulas sobre trânsito, que costumeiramente são dadas nos conteúdos pedagógicos da escola e que certamente proporcionará um avanço  na educação para o trânsito", afirmou.  Já o diretor de trânsito Haroldo Heyse disse sentir-se muito feliz pelo fato do município ter sido contemplado com esse programa. Ele destacou o apoio recebido do Prefeito Paulinho Dutra, sempre mostrando-se sensível aos problemas de trânsito vividos diariamente em todos os municípios brasileiros.

A Secretária de Educação, Eroni Teresinha Machado falou da importância da preocupação com a formação das crianças em relação ao trânsito. "Essa ação é fundamental para que tenhamos cidadãos preparados para os desafios do futuro em todas as áreas e, principalmente, conscientes em relação à responsabilidade com que devem conduzir suas vidas. Ela salientou o fato de que os pais também estão sendo contemplados pelo programa, o que vai oportunizar uma discussão salutar em família, proporcionando o crescimento de todos.

Segunda etapa

A distribuição dos kits faz parte da segunda etapa do programa. A primeira delas consistiu na capacitação de cerca de 100 professores da rede municipal de ensino para trabalharem as questões de trânsito com os alunos, realizada nos dias 10 e 11 de maio, na Universidade do Contestado.