Aerolevantamento já é realidade em Mafra
• Serviço vai modernizar sistemas e mapas da Prefeitura. Equipe de levantamento já está percorrendo o perímetro urbano, visitando imóveis
Um novo estudo a partir de imagens aéreas da cidade vai atualizar o cadastro urbano da Prefeitura e dará origem a uma base de dados integrada sobre assuntos como levantamento cadastral, implantação de sistema de informações geográficas, elaboração da planta de valores genéricos, dentre outros serviços que visam à modernização da administração e otimização do atendimento ao cidadão. O contrato de prestação de serviços foi assinado em novembro do ano passado pela Prefeitura com o consórcio vencedor do processo licitatório (Tomada de Preço nº 006/2011).
Cidades como Blumenau, Canoinhas, Joinville, entre outras já executaram este projeto.
Trabalho
Desde o início desta semana, equipes do consórcio Geomafra estão percorrendo imóveis do município para realização de levantamento de dados. De acordo com os termos do contrato, todo trabalho deverá ser executado pela empresa em oito meses. "A partir do mapeamento, a prefeitura contará com uma base de dados atualizada e padronizada. Essas informações poderão ser utilizadas por todas as secretarias municipais e departamentos da prefeitura", explicou a Secretária de Fazenda e Planejamento, Crisley Fuchs Valério. Ela ressaltou ainda que com este levantamento "a Prefeitura poderá acelerar a resolução de questões que envolvem incompatibilidade de sistemas, facilitando o atendimento ao cidadão em diversas áreas, como saneamento, saúde, educação e na compra e venda do imóvel. Este serviço visa garantir maior segurança ao contribuinte".
Após concluído este serviço, o mesmo estará on-line, disponível para todo cidadão, no site da Prefeitura.
Visitas
Um funcionário da empresa Geomais Geotecnologia Ltda., (empresa consorciada) identificado com crachá com foto, contendo logomarca da empresa, brasão da Prefeitura de Mafra, com assinatura da Secretária da Fazenda e colete, está percorrendo a cidade, indo aos imóveis para fazer o levantamento. Recomenda-se ao munícipe que confira o credenciamento do funcionário. Vale lembrar que a medição será somente na área externa do imóvel. "É de suma importância que o contribuinte permita a entrada do funcionário para medição, caso contrário, serão utilizados somente fotos aéreas para cadastro, onde poderão ocorrer divergências nos lançamentos", finalizou a Secretária.
Serviço:
A Secretaria de Fazenda e Planejamento fica na Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 e atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 22 horas. O telefone é: 3641-4059.