Grupos de redução de peso serão formados também para moradores dos bairros Vila Nova e Restinga

Os resultados positivos  obtidos pelo  programa de redução de peso desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde há 1 ano  em grupos do centro de Mafra , Faxinal e no Espigão do Bugre motivaram à equipe técnica responsável pelo trabalho  a ampliar o atendimento para mais dois bairros neste ano: Vila Nova e Restinga. Para as pessoas interessadas em participar do grupo  serão feitas inscrições  somente nos dias 12 e 26 de junho, no horário  das 13 às 15:30 horas, na unidade de saúde  da Restinga.

Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde e coordenadora do programa Maria Cecília Yamamoto, o programa visa proporcionar condições para que as pessoas possam diminuir o excesso de peso e melhorar  a qualidade de vida. "O programa atua com uma profissional  nutricionista, uma psicóloga, Lívia  Santos de Paula e uma educadora física, Dayane Petreça, que orientam e informam os pacientes como devem agir em relação a alimentação com a e a prática de exercícios ", explicou Maria Cecília  Yamamoto.

Objetivo

O objetivo do grupo é a redução de peso com qualidade de vida, incentivando a promoção de hábitos alimentares saudáveis, realização de atividade física, abordagem psicológica para auxiliar no tratamento de fatores emocionais relacionados à alimentação.

Resultados

A avaliação feita com as participantes dos grupos em atividade revelou bons resultados de acordo com a nutricionista.  "Muitos pacientes perderam peso e reduziram  valores de cintura e taxa de gordura corporal, além de apresentarem melhora nos exames de sangue. Além disso as pacientes relatam melhora da saúde de seus familiares, já que elas levaram a modificação de hábito para dentro de casa", afirmou.  Ela salientou que todo trabalho é desenvolvido para que os participantes  recebam  apoio necessário para  aprender  a comer de maneira correta,  sentir os benefícios de uma alimentação saudável, realizar exercícios de acordo com suas preferências e saber a  lidar com os sentimentos para que não coma em excesso. São aprendizados que levarão para o resto de suas vidas.