Olhares sobre Mafra revive história do município

Um resgate da história de Mafra, mostrando aspectos do início da colonização,  desde quando as terras eram habitadas por índios,  passando pelos tropeiros e os primeiros grupos de imigrantes, as primeiras construções, a emancipação do município que até 1917 era apenas um bairro de Rio Negro.  Foi esse o objetivo da apresentação do vídeo documentário  "Olhares sobre Mafra", para cerca de 20 alunos da 5ª série do Colégio Mafrense, que a Secretaria Municipal de Cultura recomeçou a exibir neste ano.

Com direito a pipoca e refrigerante as crianças observaram atentas durante cerca de 40 minutos, aspectos da criação do município e também da atualidade como prestadores de serviços, aspectos da economia local, clima, vegetação, etc.  Depois da  apresentação do vídeo, as crianças interagiram com personagens de um teatro  e subiram ao palco para manusearem varias fotos históricas de Mafra, bem como visitaram o ‘Painel Histórico' que apresenta a História do município em  quadros/telas.

A primeira exibição do vídeo elaborado em 2006 e  atualizado neste ano, foi acompanhada pelo Vice-Prefeito Pedro Machado e por vários secretários municipais.  Pedro enalteceu a realização do vídeo e a importância de se repassar as informações nele contidas para as crianças e os jovens. "Hoje vemos o passado, mas amanhã faremos parte da história", declarou.  Ele parabenizou a Secretaria pela iniciativa e em nome do Prefeito Paulinho Dutra agradeceu a presença de todos.

Resgate

A intenção da Secretaria Municipal de Cultura é realizar apresentações do documentário Olhares Sobre Mafra (vídeo e teatro), em sessões a serem agendadas  pelas escolas, para que as crianças possam conhecer aspectos da história da cidade onde nasceram. Esse foi o lançamento do "Projeto Encantação" que une a contação de histórias, a magia, o encantamento, com aspectos sócio-culturais no qual estamos inseridos, explicou a Secretária Milena Woehl Albino. "Nosso objetivo primordial é resgatar o passado, valorizar o presente, para que juntos possamos projetar um futuro melhor", destacou.

Curiosidades.

Ao  serem apresentadas ao passado de Mafra as crianças ficaram curiosas quanto a diversas situações como as construções e a escrita. O aluno Pedro Henrique Pietrovski Tancredo Haemig, mafrense de 9 anos gostou do que viu.  "Gostei de ver as fotos dos antigos prefeitos e de como era a cidade antigamente", declarou destacando que achou curioso como era feita a travessia do rio  Negro, por balsa.

Para a professora Elaine Francine  Carvalho Lourenço Gomes o evento foi muito importante pois coincidiu com a os conteúdos que estão sendo apresentados em sala de aula. "Foi importante não só para eles que estão estudando a história de Mafra, como para qualquer aluno, independente da fase que se encontra", declarou.  Segundo ela os alunos puderam ter uma visão geral do município.

Como agendar

As escolas interessadas em participar das sessões "Olhares sobre  Mafra" podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone 3642-0488 ou email: culturamafra@hotmail.com.