Secretário de Saúde de Mafra esclarece sobre as dificuldades do Pronto Atendimento

 

  • População deve buscar atendimento nas unidades de saúde próximas às suas residências

 

O secretario municipal de Saúde de Mafra, Cidemar José Ratochinski relatou que o maior desafio de sua gestão, neste momento, é o Pronto Atendimento -PA, anexo ao Hospital de Mafra e de responsabilidade do Município. Em três visitas feitas nestas duas semanas, uma delas acompanhado pelo vice-prefeito Pedro Machado, o Secretário disse ter ficado impressionado com a demanda de atendimentos. Na semana de 21 a 30 de maio foram feitas 1884 consultas e procedimentos, pediatria 699 e adultos 1185, "uma carga impressionante que leva ao stress tanto a equipe como a população que busca o acolhimento de forma humanizada", afirmou.

 

Para o Secretário, a solução definitiva virá com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, que está sendo construída no Jardim América e que ficará pronta logo – pois as obras estão dentro do cronograma estabelecido,  tendo um novo modelo de gestão com a inclusão do PA. O secretário Ratochisnki pediu a compreensão da população neste momento.  Ele explicou que o PA tem como missão maior atender as urgências, mas esta trabalhando com excesso de carga por questões de gestão. "A população se dirige ao PA na grande maioria para atendimentos que não são de urgência e sim atenção básica de saúde que poderiam ser resolvidos nas redes básicas", explicou.

Outro fato destacado pelos profissionais da saúde é o de que no PA o acesso a determinados exames é mais fácil pela proximidade com o hospital, mas citam como outra dificuldade o fato do PA ser a única porta de entrada para as urgência/emergências do Hospital, como os acidentados nas Brs 116 e 280, e de diversos municípios da região, além da falta de plantonista no município de Rio Negro "que acaba aumentando e muito a demanda".

 

Estratégias de Saúde

Ratochinski explicou que, mesmo com a UPA, é preciso organizar a rede de atenção básica através das Estratégias de Saúde da Família e postos de saúde, na busca da resolutividade e da melhoria na qualidade da assistência mais próximo do cidadão.  

 

Ao pedir à população que, casos não urgentes procure primeiro as redes básicas de saúde, informou que algumas providencias serão tomadas para amenizar a situação até a UPA ficar pronta, dentre elas humanizar o ambiente e estruturar a sala de emergência não adequada para recebimento de pacientes. "Estamos juntamente com os colaboradores da saúde elaborando um planejamento de curto, médio e longo prazo na gestão da saúde de Mafra direcionado principalmente na gestão de pessoal e organização dos serviços de saúde objetivando melhorar o acesso e autonomia na gestão.