Palestras marcam semana do Meio Ambiente em Mafra
Durante o mês de junho, a Prefeitura de Mafra está realizando através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, atividades como palestras em escolas destacando a importância do saneamento básico, além de promover a II gincana entre os funcionários municipais. A finalidade é marcar o dia do meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Nesse dia (Ontem) técnicos da secretaria pintaram as janelas do local onde funciona o projeto Sócio-ambiental e do departamento de meio ambiente mostrando o mundo desejado por todos, onde a natureza é preservada. (foto 1) A Gincana está programada para a próxima semana.
Também na próxima semana serão realizadas palestras informativas para os alunos do Projovem adolescente, de 15 a 17 anos, sobre os temas "Práticas Diárias de preservação ambiental"; "Ações desenvolvidas pela Secretaria com vistas a conscientização ambiental" e a "Profissão do Biólogo". As palestras acontecerão na próxima semana na Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, na Escola Jovino Lima, no CRAS da Vila Nova e do Centro Comunitário do jardim América. As palestras serão promovidas pela diretora de Meio Ambiente Nádia Weiz.
Palestra no meio rural
Já a Assistente Social, Valéria Grossl Mendes da Silva, do Programa Sócio-Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente realizou nesta semana, palestra na escola municipal de Avencal São Sebastião, para cerca de 80 crianças, atendendo a pedido da própria escola. Na próxima semana a palestra será novamente proferida para outras 120 crianças do período vespertino. (foto 2)
O s temas abordados foram os 4 itens do saneamento básico, colocado ao alcance da população urbana – agora com a instalação da rede coletora de esgoto. Falou também sobre o saneamento básico rural, explicando que é um conjunto de atividades que visam a proteção e conservação da qualidade da água no meio rural, dando melhores condições de saúde e salubridade para o homem do campo. Explicou como proteger adequadamente as nascentes de água e como tratar adequadamente o esgoto doméstico (fossas e sumidouros). Falou também da importância de se construir esterqueiras impermeabilizadas para evitar contaminação do solo e dos mananciais hídricos e de se promover e participar de coleta seletiva do lixo domiciliar e das embalagens de agrotóxicos.