DNIT atende solicitação do Executivo e avalia situação de trafegabilidade do trem

 

 

O engenheiro Elias Fadel Junior, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve em Mafra na última segunda-feira,4, participando de uma  entrevista coletiva  realizada no gabinete do prefeito Paulinho Dutra. "O DNIT em Brasília não tinha ideia dos transtornos causados pela passagem do trem pelo município, o prefeito Paulinho foi à Brasília e nos reportou as dificuldades pelo qual vocês passam, então viemos in loco verificar as queixas do prefeito", salientou o engenheiro Elias Fadel. 

Segundo relatório do DNIT, datado de 2006, sobre Mafra havia o registro de cinco passagens de nível no município, sendo 7km de ferrovia em área urbana, que só passa um trem por dia em Mafra e que há 10 mil veículos no município, quando na verdade o trem da empresa América Latina Logística (ALL) trafega 10 vez  por dia. O prefeito Paulinho Dutra corrigiu a informação afirmando  que atualmente, segundo Detran, há em Rio Negro e Mafra cerca de 46 mil veículos.

O  engenheiro Fadel destacou a importância do prefeito e o vereador Clecio Witt terem ido à Brasília e levado a problemática do sistema de trafegabilidade do trem  ao coordenador geral de Obras Ferroviárias do DNIT, Marcelo Chagas. "Isso possibilitou que um representante do DNIT viesse  aqui verificar o problema  e novos dados fossem apresentados, pois nós  não tínhamos conhecimento dos transtornos e, assim sendo, não havíamos  identificado o conflito entre ferrovia e área urbana", ressaltou. "Ficamos sabendo de vandalismos na noite de domingo quando o trem teve problemas e ficou parado sobre os trilhos por mais de 20 minutos na Avenida  que corta o município", completou. O fato citado ocorreu no último domingo , por volta das 21h20 e vagões da ALL foram apedrejados.

Durante a entrevista coletiva, o prefeito Paulinho Dutra comentou sobre o Porto de São Francisco do Sul que está se desenvolvendo e irá ter um aumento de carga, sendo esta enviada através da ferrovia, o que vai acarretara no aumento de locomotivas que passam por Mafra. Hoje em média, um trem com mais de 100 vagões pode levar até 15 minutos atravessando a Avenida  Coronel Severiano Maia. No relatório do DNIT, o trem não tinha números acima de 40 containeres   e constava que o trem levava 6 minutos para travessia da Avenida.   "A tendência é o problema aumentar, não é justo Mafra ficar somente com o ônus",  disse Paulinho.

A  ata da reunião que foi assinada por todos os presentes, mais documentos sobre os transtornos causados pelo trem em vias públicas de Mafra, será encaminhado em mãos à direção do DNIT/Ferrovias, em Brasília, pelo engenheiro Fadel. " Será encomendado um estudo e aí então, serão apresentadas possíveis soluções para o problema e posteriormente, se houver necessidade, será feito o projeto da obra", relatou Fadel. Toda mobilização em torno da construção de um elevado  está sendo possibilitado porque o prefeito Paulinho Dutra conseguiu a  inclusão de Mafra no Programa de Segurança Ferroviária (Prosefer) do DNIT, que tem o objetivo eliminar conflitos entre ferrovias e áreas urbanas.

Estiveram também presentes na coletiva, o secretário de Administração Allan Leon de  Mello; o presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Osni Martins; o vereador Clecio Witt; o presidente da Sincomafra, Antonio Nahum Zaine;  o presidente da Associação Empresarial, Nereu  Carvalho e  representantes da imprensa.