Prefeitura de Mafra viabiliza mais 50 casas populares para o meio rural através do Plano Nacional de Habitação Rural – PNHR

 

O Município de Mafra conseguiu em parceria com a Caixa Econômica Federal e Cohab/SC  adesão ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para construção de 50 casas populares destinadas às famílias que vivem no campo. Reunião para orientação das famílias interessadas aconteceu na manhã de segunda-feira, 11,  realizada pela Secretaria da Habitação de Mafra, com a participação de cerca de 60 pessoas.

Nessa primeira reunião os interessados receberam uma senha para posterior atendimento na secretaria e foram orientados sobre a documentação a ser apresentada – que posteriormente será encaminhada à Cohab e à Caixa Econômica Federal para análise de viabilidade.  As casas terão 41,31 m2 de área  e devem ser construídas somente no meio rural. O custo da habitação será de até R$ 25 mil para a construção de unidade habitacional nova. Os subsídios provêem do Orçamento Geral da União.

O PNHR tem como objetivo subsidiar a produção ou reforma de imóveis a agricultores e trabalhadores rurais. Os principais beneficiados pelo programa são famílias com renda anual bruta de até R$ 15 mil. O Plano de ação da Cohab prevê a viabilização de cinco mil moradias, na área rural,  em Santa Catarina até 2014, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida 2.

Novamente no meio rural

Essa é a segunda vez que a Administração municipal possibilitou a construção de  casas populares no meio rural.  Em 2009 foram proporcionadas a construção de 46 unidades no meio rural, através do Programa Nova Casa, do Governo do Estado. Agora estão sendo disponibilizadas outras 50 casas, reduzindo consideravelmente o déficit habitacional rural.

"Hoje a secretaria conta com cerca de 100 cadastros para moradia própria na área rural e agora, com essas 50 unidades ofertadas, conseguiremos reduzir bastante o número de pessoas em busca da sua casa própria", afirmou o secretário de Habitação de Mafra,  Dorval Souza.  Ele explicou que a secretaria  dará todo apoio necessário às famílias cadastradas e que pleiteiam uma casa nesse novo programa.

Sonho a ser realizado

O casal Ezequial e Tatiane Hau moram atualmente com os dois filhos, na localidade do São Lourenço, junto com os tios da esposa (Tatiane).  Se conseguirem ficar entre os contemplados pelo programa, consideram que vai ser a realização do sonho da casa própria. "Hoje é muito difícil construir uma casa e com a iniciativa da Prefeitura – e apoio dos programas – vamos realizar nosso sonho", afirmou destacando que  morar na sua casa é bem melhor do que pagar aluguel.

O casal de agricultores Roberta e Francisco Woyakewicz espera conseguir ser um dos que serão agraciados com a possibilidade de uma casa própria. Com três filhos, o casal mora hoje em uma casa de madeira, na localidade de  Saltinho do Canivete. A casa é de herança, com mais de 50 anos e que precisa de urgentes reformas.  Consideram muito boa a ação da Prefeitura de Mafra em buscar a parceria com a Cohab para mais este programa.

A Secretaria Municipal da Habitação fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 541, centro. O telefone para contato é 3643-9073.