Projeto para construção de nova ponte custará entre R$ 800 mil a 1.3 milhão

Audiência Pública realizada na noite de segunda-feira,11,  no auditório Walmor Haas Furtado (Salão Azul)  anexo a Prefeitura Municipal de Rio Negro demonstrou sintonia entre os poderes executivo e legislativo dos dois municípios. A linguagem foi única. Queremos a construção da 3ª ponte sobre o rio Negro. O pedido das autoridades foi bem recebido pelo engenheiro João Alberto Sautchuk, representando no ato o superintendência do Departamento Nacional de infraestrutura e Transporte (DNIT), no estado do Paraná. "A obra é simples para o DNIT e o projeto é de valor médio, fica entre 800 mil a 1 milhão e 300 mil reais", disse João Sautchuk. O prefeito de Mafra, Paulinho Dutra salientou que os municípios de Mafra e Rio Negro não dispõem de verba que possa subsidiar o valor do projeto da nova ponte mas que, Mafra estará acionando parlamentares para auxiliarem com verba representativa através de emendas. "A reivindicação é em conjunto com a Prefeitura de Rio Negro e Legislativos dos dois municípios e tem o respaldo de toda sociedade que almeja a construção da nova ponte sobre o rio Negro", disse Dutra. "Não temos verba se quer para custear o projeto, mas vamos buscar apoio, Mafra está empenhada neste pleito", ressaltou.

As condições de uso da ponte Dr Rodrigo Ajace foram comentadas pelo prefeito de Mafra durante a audiência pública. Disse ele ser necessário uma manutenção devido aos anos de utilização e que até o momento não teve os devidos reparos técnicos da área de engenharia. São 43 anos de construção da ponte de concreto sobre o rio Negro. "Levamos à Brasília recentemente a preocupação de Mafra e do prefeito de Rio Negro sobre as condições de trafegabilidade sobre a ponte Rodrigo Ajace. Estamos lutando pela construção de uma nova ponte mas não vamos deixar de lado nossa reivindicação de melhorias da ponte já existente", destacou Paulinho Dutra.

O evento que marcou o início dos trabalhos entre os municípios de Mafra e Rio Negro foi presidido por Daniel Teixeira da Cruz, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Negro. Na ocasião, autoridades políticas e representativas da sociedade de Riomafra tiveram a oportunidade de discutir a urgência na construção da 3ª ponte sobre o rio Negro. Um novo encontro foi agendado para daqui 15 dias, onde será elaborado uma comissão de representantes dos dois municípios para agilizar o processo de viabilização do projeto da nova ponte.

O prefeito de Rio Negro, Alceu Swartowski lembrou que os deputados federais  Mauro Mariani (SC)  e João Arruda(PR), ambos do PMDB, estão participando da Comissão de Urbanismo na Câmara dos Deputados, em Brasíli, e que ambos podem servir de elo entre os municípios de Rio Negro/ Mafra e o Governo Federal, uma vez que o financiamento da obra cabe ao Ministério das Cidades."O DNIT pode ter verba para rubrica de viabilização do projeto mas a construção da ponte tem que ser pelo Ministério das Cidades",enfatizou o engenheiro João Sautchuk.