Conhecimento compartilhado na 1ª Amostra do Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

Cuidados com o solo, importância da reciclagem do óleo de cozinha, itens do saneamento básico, animais em extinção e o processo para tratamento da água, foram alguns dos temas estudados, pesquisados e apresentados pelos alunos do Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda, durante a 1ª Amostra do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizada na última terça-feira, 19, na escola.

Apresentações artísticas como paródias, danças e teatros feitos pelos alunos, fizeram parte da amostra, além de palestra sobre "O ciclo do Lixo", proferida por Marilize K. Fogliatto, Acadêmica de Serviço Social e Lícia Fernandes Correa, presidente da Associação de reciclagem de Lixo  RECIVIDA e seu José funcionário do RECIVIDA.  

A 1ª Amostra é resultado de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cerca de 420 alunos, do Berçário I ao 7º ano, durante todo o ano de 2012. Nesta data a escola realizou a 1ª Amostra interna, com o tema: "Meio Ambiente não tem cópia, preserve o original", em alusão ao dia do Meio Ambiente. "Iniciamos fazendo a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos das diferentes turmas e posteriormente pretendemos ampliar para outras escolas", afirmou a diretora Zenaide Godescki Grein. Ela explicou que as crianças fizeram as pesquisas sobre os temas escolhidos e as visitas necessárias, o que proporcionou a elas vivenciar as atividades de diversas formas. "Foi uma riqueza o trabalho dos alunos e professores", afirmou. Ela explicou que o foco da escola é atingir o aluno que por sua vez vai multiplicar o conhecimento com a família e a comunidade.

Feira Municipal

A mesma opinião é compartilhada pela Assistente Social, responsável pelo projeto sócio-ambiental relativo ao esgotamento sanitário, implantado pela Prefeitura de Mafra, Valéria Grssl Mendes da Silva. "Foi maravilhoso ver como os alunos se empolgaram, pesquisaram e entenderam tudo. Trabalhar com as crianças é muito gratificante, pois elas respondem de forma positiva aos estímulos e ainda envolvem os adultos em suas próprias casas", afirmou.  Ela anunciou que todos os trabalhos serão levados para toda a comunidade mafrense, na Feira Municipal sobre Saneamento Básico, programada para o dia 4 de outubro.

Experiências compartilhadas

"Nós gostamos muito de fazer esse trabalho. Foi legal, conhecemos como funciona e isso é bom porque vai ajudar para o mundo ficar mais limpo", declararam os alunos Kássia, Juliana, Alexandre, Brenda e Lara, que apresentaram o trabalho de pesquisa e estudo realizado por todos os alunos do 4º ano matutino sobre os itens do saneamento básico.

Os alunos dos 2º anos (matutino e vespertino) apresentaram o trabalho sobre o tema "O solo sustenta a vida", mostrando os cuidados necessários para que ele possa continuar sendo fértil.  Os 3º anos (matutino e vespertino) explicaram sobre as diferentes etapas do processo de tratamento da água, para transformá-la em potável. Já os alunos dos 5º anos (matutino e vespertino) apresentaram trabalho sobre a reutilização do óleo de cozinha.  Eles pesquisaram e descobriram que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água e aprenderam a fazer sabão caseiro com o óleo descartado.

O 1º ano matutino pesquisou e confeccionou os animais em extinção, utilizando materiais recicláveis. O 1º ano vespertino explorou o tema Meio Ambiente através de um circuito ecológico. O 4º ano vespertino realizou uma pesquisa de como reaproveitar talos, cascas e folhas de alimentos e desenvolveu o projeto "A alternativa na cozinha".

Trecho do Exalta paródia "Ta vendo o saneamento" apresentado pelos alunos

 

Tava aqui pensando no meu canto

Quanto é lindo o planeta e a natureza

Daquele jeito que sei que estudei,

Que o primeiro passo é preservar.

 

Tudo bem em dia vai e o outro vem,

Você deve estar pensando como consertar

O que está errado e não parar por aqui

Não, Não, Não……

 

Tá vendo aquela água tratada no seu lar

 Se você me pedir eu posso até te explicar

 

Se bem que você já sabe agora que é

Saneamento básico….