Conhecimento compartilhado na 1ª Amostra do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cuidados com o solo, importância da reciclagem do óleo de cozinha, itens do saneamento básico, animais em extinção e o processo para tratamento da água, foram alguns dos temas estudados, pesquisados e apresentados pelos alunos do Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda, durante a 1ª Amostra do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizada na última terça-feira, 19, na escola.

Apresentações artísticas como paródias, danças e teatros feitos pelos alunos, fizeram parte da amostra, além de palestra sobre "O ciclo do Lixo", proferida por Marilize K. Fogliatto, Acadêmica de Serviço Social e Lícia Fernandes Correa, presidente da Associação de reciclagem de Lixo  RECIVIDA e seu José funcionário do RECIVIDA.

A 1ª Amostra é resultado de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cerca de 420 alunos, do Berçário I ao 7º ano, durante todo o ano de 2012. Nesta data a escola realizou a 1ª Amostra interna, com o tema: "Meio Ambiente não tem cópia, preserve o original", em alusão ao dia do Meio Ambiente. "Iniciamos fazendo a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos das diferentes turmas e posteriormente pretendemos ampliar para outras escolas", afirmou a diretora Zenaide Godescki Grein. Ela explicou que as crianças fizeram as pesquisas sobre os temas escolhidos e as visitas necessárias, o que proporcionou a elas vivenciar as atividades de diversas formas. "Foi uma riqueza o trabalho dos alunos e professores", afirmou. Ela explicou que o foco da escola é atingir o aluno que por sua vez vai multiplicar o conhecimento com a família e a comunidade.

Feira Municipal

A mesma opinião é compartilhada pela Assistente Social, responsável pelo projeto sócio-ambiental relativo ao esgotamento sanitário, implantado pela Prefeitura de Mafra, Valéria Grssl Mendes da Silva. "Foi maravilhoso ver como os alunos se empolgaram, pesquisaram e entenderam tudo. Trabalhar com as crianças é muito gratificante, pois elas respondem de forma positiva aos estímulos e ainda envolvem os adultos em suas próprias casas", afirmou.  Ela anunciou que todos os trabalhos serão levados para toda a comunidade mafrense, na Feira Municipal sobre Saneamento Básico, programada para o dia 4 de outubro.

Experiências compartilhadas

"Nós gostamos muito de fazer esse trabalho. Foi legal, conhecemos como funciona e isso é bom porque vai ajudar para o mundo ficar mais limpo", declararam os alunos Kássia, Juliana, Alexandre, Brenda e Lara, que apresentaram o trabalho de pesquisa e estudo realizado por todos os alunos do 4º ano matutino sobre os itens do saneamento básico.

Os alunos dos 2º anos (matutino e vespertino) apresentaram o trabalho sobre o tema "O solo sustenta a vida", mostrando os cuidados necessários para que ele possa continuar sendo fértil.  Os 3º anos (matutino e vespertino) explicaram sobre as diferentes etapas do processo de tratamento da água, para transformá-la em potável. Já os alunos dos 5º anos (matutino e vespertino) apresentaram trabalho sobre a reutilização do óleo de cozinha.  Eles pesquisaram e descobriram que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água e aprenderam a fazer sabão caseiro com o óleo descartado.

O 1º ano matutino pesquisou e confeccionou os animais em extinção, utilizando materiais recicláveis. O 1º ano vespertino explorou o tema Meio Ambiente através de um circuito ecológico. O 4º ano vespertino realizou uma pesquisa de como reaproveitar talos, cascas e folhas de alimentos e desenvolveu o projeto "A alternativa na cozinha".

Trecho do Exalta paródia "Ta vendo o saneamento" apresentado pelos alunos

Tava aqui pensando no meu canto

Quanto é lindo o planeta e a natureza

Daquele jeito que sei que estudei,

Que o primeiro passo é preservar.

Tudo bem em dia vai e o outro vem,

Você deve estar pensando como consertar

O que está errado e não parar por aqui

Não, Não, Não……