Cartilha auxilia consumidor sobre comércio de carnes

 

 

"Cartilha sobre atividade de entrepostos de carnes com inspeção municipal de Mafra" foi apresentada na última sexta-feira, 22, ao Prefeito Municipal

 

A partir do Decreto Municipal nº 3482, de 26/01/12, que estabelece normas técnicas para entrepostos de carnes e derivados inscritos no Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. – Mafra, a Secretaria Municipal da Agricultura, através S.I.M., em parceria com a Associação Empresarial de Mafra/ACIM e Núcleo de Supermercados, elaborou uma cartilha que tem como objetivo esclarecer a população e estabelecimentos comerciais sobre a importância do município contar com entrepostos (açougues) com inspeção, suas atribuições e demais informações sobre inspeção.

A "Cartilha sobre atividade de entrepostos de carnes com inspeção municipal de Mafra" com tiragem de 1500 exemplares estará disponível nos supermercados participantes e também na ACIM e Secretaria da Agricultura.

 

Apresentação

Na última sexta-feira, 22, o Prefeito Paulinho Dutra recebeu em seu gabinete os responsáveis pela elaboração da cartilha: o médico veterinário da Secretaria da Agricultura responsável pelo S.I.M., Leonardo Navarro Cotrim, a consultora de núcleos setoriais da ACIM, Danielli Cristina de Souza Cardoso, o coordenador do núcleo de supermercados, Alexandre Miguel e o representante do Skalla Supermercados, Ademir Barbosa.

No início da reunião Alexandre Miguel e Leonardo Cotrim explicaram o motivo principal da elaboração da cartilha. "Por haver diferenças na interpretação das leis sanitárias federais e estaduais e por haver a necessidade de uma legislação específica para este modelo de entrepostos, foi elaborado o decreto (nº 3482), e para facilitar o acesso ao mesmo, dando-lhe maior visibilidade, foi elaborada a cartilha", disseram.

Leonardo Cotrim salientou ainda que "este é um processo que já está sendo realizado desde 2007, e a cada ano que passa está sendo aprimorada a qualidade dos produtos comercializados por estes estabelecimentos e o consumidor só tem a ganhar com estas medidas".

O Prefeito Paulinho Dutra destacou que este assunto é uma questão de saúde pública. "Esta cartilha é importante para a segurança dos comerciantes e estabelecimentos. Quem se adequar à lei específica, fica mais tranqüilo. Se fizer a prevenção antes, não vai ter problemas futuros", ressaltou o Prefeito.

 

Cartilha

Confira algumas informações que podem ser encontradas na cartilha.

O que é um entreposto de carnes e derivados? Entende-se por "entreposto de carnes e derivados" o estabelecimento destinado ao recebimento, guarda, conservação, manipulação, acondicionamento e distribuição de carnes frigorificadas das diversas espécies de açougue e outros produtos animais (…).

– A quem o consumidor pode denunciar a comercialização de produtos clandestinos? As denúncias podem ser feitas junto à Secretaria de Agricultura pelo fone 3642-6322, Vigilância Sanitária pelo fone 3642-8708 e CIDASC pelo fone 3642-1193.(…).