Saúde de Mafra presta contas em audiência pública no último dia 18

 

 

 

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quinta-feira, dia 18, no plenário da Câmara de Vereadores, audiência pública sobre a prestação de contas do Sistema Único de Saúde (SUS), referente aos últimos dois trimestres de 2012. A audiência teve a participação de membros do Conselho Municipal de Saúde, servidores da secretaria, vereadores e comunidade em geral.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Cidemar José Ratochinski, a audiência pública acontece para dar transparência à população sobre a aplicação dos recursos da saúde de Mafra. "É importante a participação da comunidade para saber onde estão sendo investidos os recursos da saúde municipal", ressaltou.

 

O objetivo desta audiência é prestar contas ao Conselho Municipal de Saúde e à população em geral, dos recursos aplicados pelo Fundo Municipal de Saúde, incluindo todas as informações relacionadas ao setor de saúde como disponibilização de recursos, números relativos aos gastos financeiros da secretaria, números de atendimentos e procedimentos realizados nas unidades de saúde do município e demais ações desenvolvidas entre os meses de Abril à Setembro de 2012, conforme determina a Lei.

 

"A prestação de contas se faz necessário, pois a atual administração prima pela transparência nos gastos públicos, e a população acompanha onde estão sendo aplicados os recursos arrecadados em benefícios de nosso município", explicou.

 

Dados apresentados

A apresentação da audiência foi realizada em duas partes, a primeira foi utilizada a metodologia de mostrar a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e os números de servidores atuantes. Na segunda parte foi demonstrado onde estão sendo investidos os recursos, gestão financeira e orçamentária.

 

De acordo com os dados apresentados, a Secretaria de Saúde conta com uma equipe total de 417 servidores, dentre eles efetivos, estagiários, contratados e comissionados, que trabalham em diversas categorias como Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico e Bioquímico, Psicólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Biólogo, Técnico de Enfermagem, Fiscais Sanitaristas, Técnico de Raio-X, Técnico de Higiene Dental, Atendente Consultório Dentário, Agente Comunitário de Saúde, Agentes da Dengue, Profissionais de Manutenção Conservação, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Motoristas, Assistente de Saúde, Telefonista, Auxiliar Administrativo,

Agente Administrativo, Vigia do Patrimônio Público.

 

Atendimentos

Foram apresentados ainda o número de atendimentos realizados no período, conforme tabela abaixo

 

Especialidade

Número de atendimentos

Psicologia

2.760

CEO

3.186

Almoxarifado

3.000

Autorização de exames laboratoriais

75.253

Exames CISAMURC

Ressonância M.:

Tomografia:

Mamografia:

 

90

93

453

Triagem Psicologia

291

Serviço Social

2.250

TFD

743 (Processos TFD)

Farmácia Básica

37.500

Radiografias

Ecografias

2.988

Atenção Pessoa Ostomizada

20 pessoas

Oxigenoterapia Domiciliar

35 pessoas

Mafra em Forma

Pessoas atendidas: 170

Atendimentos: 10.880

Avaliações: 470

Programa do Tabagismo

133

Grupo de Redução de Peso

60 (pessoas)

Enfermagem/Ambulatório

Visitas: 92

Procedimentos: 4.476

Consultas e exames encaminhados via TFD 

743 processos

 

Medicamentos

Dispensação nos últimos 6 meses

Componente Básico

4.180.740 (comprimidos/frascos)

Componente Especializado (Processo)

460 pessoas atendidas mês

Componente Estratégico

(HIV, Tuberculose, Hanseníase e Tabagismo)

60 pessoas atendidas mês

 

Nos dois últimos trimestres o Sistema Único de Saúde (SUS), realizou 24.042 atendimentos de diferentes especialidades entre diversos programas, onde a população tem acesso ainda a exames, farmácia básica, entre outros.

O número de atendimento sobre autorização de exames resultou em 75.253.

Em relação ao alto número de medicamento controlados distribuídos pelo SUS, Ratochinski explicou que "é preciso se fazer um planejamento para ver o que está acontecendo com as pessoas na área da saúde, atuar na prevenção, pois em nosso município o índice de medicamentos controlados que a população vem utilizando está muito alto".

 

Na segunda parte da Audiência, referente a gestão financeira e orçamentária foram apresentados dados sobre a arrecadação do Fundo Municipal de Saúde, da Prefeitura e arrecadação própria (taxas). As fontes de recursos são: Assistência Farmacêutica Básica, Atenção de Média e alta complexidade, atenção básica, teto financeiro de vigilância em saúde, gestão SUS, entre outros recursos do Fundo Nacional de Saúde.

 

Ao final das apresentações o secretário e demais servidores responderam aos questionamentos da população presente. Ratochinski agradeceu a participação de todos, bem como o trabalho dos profissionais da equipe da Secretaria da Saúde.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3641-5200.