CEMMA vai expor trabalhos na I Feira de Saneamento Básico de Mafra

 

 

Reciclagem de lixo, tratamento e filtragem da água serão os temas levados à exposição no dia 7 de novembro

 

Nos últimos meses os alunos e professores do CEMMA, do 1º ao 5º ano, vêm trabalhando o tema saneamento básico. Este empenho se deve à participação da escola na "I Feira de Saneamento Básico de Mafra" que acontece no dia 7 de novembro.

O CEMMA fez um concurso interno entre as séries e selecionou três trabalhos para levar à feira. O 1º ano vai expor o processo de filtragem da água e terrários – tarefa desenvolvida com o auxílio dos pais. O 3º ano leva o assunto reciclagem e o 5ª ano o funcionamento de uma estação de tratamento de água.

Para a diretora, Eroni Teresinha Machado, o saneamento básico e o meio ambiente são assuntos em voga e devem ser abordados dentro e fora da sala de aula. "Vamos expor os trabalhos que melhor representam o tema. Vimos que todas as turmas se dedicaram e a escolha foi muito difícil pela qualidade que apresentaram", ressaltou a diretora.

 

Criança explica

Os alunos do 1º ano Roberta Marcarello Lenka e Vinícius Kalinoski Munhoz, explicaram como se faz um terrário e um filtro de água e sua importância. "O terrário nos mostra como se forma a chuva", disse Roberta. Todo o processo de filtragem foi descrito por Vinícius. "Esta é apenas uma experiência com algodão, areia, pedra e água suja que mostra como se limpa a água", contou.

As alunas do 5º ano – Lohana Raíssa Ricetti, Jayani Camille Sauer e Roxane Wagner -, montaram maquete de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). "São apenas seis etapas – Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção e Fluoretação. Esta maquete mostra todo o processo e como é importante cuidarmos da nossa água", disseram.

A reciclagem foi o assunto explicado pelos alunos do 3º ano, Nathan Train da Fontoura e Brenda dos Santos Weber. Eles falaram do tempo de decomposição de alguns materiais e da importância da reciclagem. "Nós do 3º ano preferimos a sacola reutilizável (de pano), porque fazendo isso a gente contribui para um planeta melhor", explicaram.

 

Quem quiser conferir de perto os trabalhos do CEMMA e das outras escolas e instituições pode visitar a "I Feira de Saneamento Básico de Mafra", dia 7 de novembro, das 9 às 20 horas na EEB Barão de Antonina.