Cursos profissionalizantes do PRONATEC formam 67 alunos em Mafra
A Prefeitura Municipal de Mafra através das Secretarias do Programa Bolsa Família e Ação Social realizaram na última quinta-feira, 8, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida a formatura das turmas do curso de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A cerimônia contou com a participação de secretários municipais e demais autoridades, representantes de empresas, famílias e a comunidade.
Na ocasião receberam os certificados de conclusão de curso quatro turmas, num total de 67 alunos dos cursos de Corte e Costura e Operador de Computador, ministrados pelo SENAI; Recepcionista e Manicure e Pedicure, ministrados pelo SENAC.
Durante este ano foram realizados 10 cursos de qualificação profissional oferecendo 300 vagas gratuitas.
Futuro melhor
A Secretária Municipal da Criança e Ação Social, Cidene Rodrigues de Barros, comentou a importância do momento e o conhecimento adquirido pelos formandos durante os meses de curso. "Evento memorável que acontece hoje na vida de vocês. Durante o decorrer da caminhada foi maravilhoso vê-los aprendendo em salas de aula e neste momento estarem aqui, formados, tornando-se futuros empreendedores", ressaltou.
O formando em Operador de Computador, Ari Medeiros Ramos, discursou em nome da turma. "É uma honra e prazer estar vivendo este momento hoje". Emocionado, agradeceu aos mestres e toda equipe presente.
A formanda de Corte e Costura, Daniele Schapievski Hinkel, 19 anos, relatou sobre o significado do diploma em mãos. "Foi muito bom realizar o curso. Aprendi bastante, principalmente na prática onde hoje o mercado de trabalho exige ter no mínimo experiência profissional. Agora pretendo ir em busca de um bom emprego".
Profissionalização
Com os cursos profissionalizantes oferecidos visam preparar o aluno para o mercado de trabalho ou para abertura do próprio negócio. Segundo o Secretário do Bolsa Família, Lindomar José Ruchinski, jovens a partir de 16 anos que buscam por uma colocação no mercado de trabalho, o chamado primeiro emprego, podem ter a qualificação desejada através dos cursos profissionalizantes. "Para 2013 serão 23 novos cursos profissionalizantes oferecidos à população", ressaltou o Secretário.
PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Em parceria com o MEC (Ministério da Educação), SENAI, SENAC e a Secretarias de Educação de cada Estado, o PRONATEC oferece cursos gratuitos de qualificação profissional e técnica para estudantes e trabalhadores em geral, com idade entre 16 e 59 anos, formando profissionais para atender a demanda do mercado de trabalho.