Prefeitura reconhece empenho de aluno pela participação no XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito

Na manhã da última quinta-feira, 22 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Campo da Lança recebeu a visita do diretor de trânsito do Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM), Haroldo Heyse, para homenagear o aluno Guilherme José Sauer do 4º ano. Ele participou do XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito e conquistou o 2º lugar na categoria ensino fundamental – (3º, 4º e 5º anos) – Conto.

Reconhecimento

Para Haroldo Heyse foi um privilégio para o município ter um aluno reconhecido nacionalmente. "Tivemos a felicidade de Mafra ser agraciada e premiada através Guilherme. Foi uma honra".  O diretor relembra que foi por meio do projeto "Se esta rua fosse minha", que o tema trânsito foi levado para a sala de aula. "Capacitamos professores sobre educação no trânsito e vimos na prática a aplicação. Agora, obtivemos mais este reconhecimento tão valioso com o prêmio", explicou.

O diretor parabenizou as professoras e disse que para 2013, haverá novos cursos de capacitação.

Na ocasião, Haroldo entregou ao premiado camiseta, caneta e material do projeto "Se essa rua fosse minha", parabenizando-o pelo prêmio nacional do conto desenvolvido. A escola também foi presenteada com materiais que serão sorteados entre os alunos do 1º ao 5º ano.

A diretora da escola Campo da Lança, Eugenia Krzesnski Dalmolin e a professora de Educação Física Lislani Gontarski, estavam orgulhosas. "Através do projeto, percebemos que eles tiveram uma boa melhoria na questão comportamento, na educação com colegas e professores no ambiente escolar. Com este trabalho desenvolvido a criança aprende além dos livros, executa na prática e transmite seu conhecimento. Foi bastante significativo e demonstrou a importância de trazermos sempre atividades novas para repassar aos alunos", declarou a diretora.

Palavra de aluno

Guilherme José Sauer, de 9 anos, comentou que realizou a atividade através de idéias que tirou dos livros fornecidos pela direção. "Participei, desenvolvi o conto e achei muito bom ter ganhado. Com o prêmio que vou receber, mais tarde posso fazer uma faculdade ou até comprar umas coisas pra mim", declarou. O aluno vai receber um prêmio no valor de R$ 3.750,00 pela conquista do 2º lugar no XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito em sua categoria. A premiação será no dia 5 de dezembro, em Brasília.

Confira o conto escrito pelo aluno Guilherme José Sauer

Eu sou legal no trânsito

Eu sou o Rellim, sou um lindo carro de passeio. Quando saio para a cidade, sempre atento eu fico com as lindas faixas de pedestres, com listras brancas e sempre dando preferência para os pedestres.

Mais adiante me deparo com o belíssimo sinaleiro de três cores: o vermelho me faz parar para ver o meu amor passar, o amarelo ouro me dá atenção até que eu possa atravessar, o verde esperança me dá a certeza de que é hora de ir em frente para que eu possa me divertir.

Correndo a 20, 40, 60, 80km por hora até que eu possa chegar em segurança com a minha velocidade reduzida, para passar uma lombada deslumbrante, para  poder cuidar dos meus companheiros de passeio.

Quero que todos tenham um belo dia, sem se acidentar.

Seja educado no trânsito.

Seja legal, assim como eu, Rellim.