Aulas de musicalização chegam às escolas de Mafra

• Musicalização fará parte das grades curriculares a partir de 2013

Para cumprir com as determinações da Lei 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino da música na educação básica, a Prefeitura de Mafra entregou na manhã desta sexta-feira, dia 23, através da Secretaria Municipal de Educação, kits musicais às 29 unidades escolares de educação básica e ensino fundamental, atingindo cerca de 5.500 alunos.

Trata-se do Kit Pedagógico musical Infantil SapeKa, composto por materiais que ensinam as notas e figuras musicais, símbolos, harmonia, sons, ritmos, entre vários outros. E nos dias 23 e 24, sexta e sábado, houve capacitação para profissionais da educação infantil, professores de artes, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino, com a professora Maria Nanci Panes Brunholi, autora do Material do Kit.

No ato da entrega dos kits, a diretora Milena Woehl Albino destacou a importância do material entregue, por desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. "A música sempre fez parte do nosso viver e hoje oportunizamos a todas as unidades esse material de valor inestimável", declarou. Segundo ela, em muitos casos, "é através da música expressamos o que não conseguimos através das palavras".

O Prefeito Paulinho Dutra disse estar feliz com a inovação da grade curricular das escolas municipais. "A escola torna-se mais atrativa com aulas que proporcionam alegria e bem estar aos alunos. Isso é muito gratificante", declarou.

O projeto de musicalização nas escolas pretende:

• O desenvolvimento da sensibilidade estética e artística de crianças e adolescentes;
  • A leitura e compreensão crítica do universo musical do meio social e cultural que está inserido;
  • O respeito à diversidade cultural;
  • O desenvolvimento do potencial criativo dos alunos;
  • O desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor;
  • O desenvolvimento de habilidades sociais.