Escola Beija Flor se destaca nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia
- Premiação dos alunos aconteceu na quarta-feira, na escola
Uma significativa melhora no desempenho dos alunos, nas diversas disciplinas de um modo geral, mas em especial em Matemática, Física e Geografia, como também nos quesitos assiduidades, comportamento e rendimento. Essa foi a gratificante avaliação feita pelo diretor do Centro de Educação Municipal Beija Flor, Iuri Belandrino e pelo Professor do Ensino Fundamental, Valmor Henrique de Mello, após solenidade de premiação dos alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da 5ª Mostra Brasileira de Foguete de 2012.
A escola participa da Olimpíada desde 2006 e neste ano envolveu todos os 570 alunos, incluindo os do maternal, o que foi o diferencial, segundo o diretor. "O legal é que notamos progresso nos alunos, é claro que tem aqueles que mais se identificam com o tema, como o Douglas Lorena, do 5º ano, medalha de prata na Mostra de Foguete, conquistada entre 39 mil alunos", explicou.
O Professor Valmor Mello, incentivador da participação da escola nas Olimpíadas e que há 10 anos trabalha com temas relativos, visando esse projeto, explicou que consegue observar o interesse que o tema desperta nos alunos. "É nítido o interesse que os alunos começam a ter pelo universo e o estímulo à curiosidade. Trabalhamos com todos e todos respondem de maneira positiva, mas sempre tem um aluno que se destaca, como no caso do Douglas", declarou. Para ele o tema é prazeroso.
A Solenidade de premiação aconteceu na manhã da última quarta-feira, com apresentações artísticas dos alunos – todas relacionadas ao tema. Na OBA participaram 785.191 alunos de todo o Brasil. As medalhas de premiação foram enviadas pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e entregues aos seguintes alunos:
Medalha de Ouro – Nicoly Natali Cardoso (2º ano); Juliana de Souza Pierin (3º ano); Ágata Martins Fritz (4º ano), Jaqueline Rosa de Souza (6º ano) e Claiton Goetten (6º ano);
Medalha de Prata – Elias Gomes MorasK, Kemilly Olineck Nania, Wellington Pereira de Oliveira, todos do 6º ano;
Na categoria Foguetinho, Douglas Lorena foi premiado como melhor aluno, com foguete de 17 metros. Também foram premiados:
– Matheus Rodrigues da Silva (5º ano), com 14,49 metros;
– Juliuo Cesar Kruczkievicz Costa de Barros (5º ano), com 12,76;
– Emily Paloma Costa da Silva (4º ano), com 12 metros;
– Carlos Eduardo Lins da Costa (5º ano), com 11,64.
Também foram premiados os alunos participantes dos níveis jardim, maternal e berçário.
OBA
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.