Mafra já possui Plano de Contingência

  

A Secretaria Municipal de Governo e Cidadania apresentou nesta semana a versão preliminar do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON), para utilização nas situações de desastres no município de Mafra (SC). O documento definitivo sobre as ações e prevenções de enchentes, alagamentos ou inundações será implantado após reunião com órgãos em janeiro de 2013.

 

O Plano de Contingência para enchentes ou inundação e movimentação de massa do município, estabelece os procedimentos a serem adotados pelas entidades envolvidas direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais, recomendando e padronizando a partir da adesão os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

 

O plano foi elaborado, desenvolvido e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do sistema municipal de defesa civil de Mafra e já passa a vigorar em caráter provisório, devendo as secretarias e demais entidades analisar e levantar propostas de alterações para serem discutidas em reunião a ser realizada no mês de Janeiro de 2013.

 

De acordo com a Secretária de Governo e Cidadania Letícia. G. P. R dos Santos, o plano é importante para todos os munícipes, indiferente se moram ou não nas áreas de risco. "Uma vez que quando ocorre um evento o município inteiro é afetado pelos transtornos ocorrentes. Com a elaboração deste plano que é modelo nacional e precisamos adequar com a nossa realidade, viabilizamos a defesa civil municipal a receber ajuda de outros órgãos responsáveis de nosso município, e também do nosso município vizinho Rio Negro com a participação do 5º RCC, pois apenas mobilizando um grande número de voluntários é possível atender a população afetada", declarando que este é o objetivo primordial do plano.