Cidades irmãs terão 1º Riomafra Bike Tour
As novas administrações das cidades de Mafra e Rio Negro deram um importante passo na manhã de quarta-feira, 9, em direção à efetiva união de esforços para a realização de ações em favor da população. Na ocasião aconteceu na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra, reunião para tratar da organização do 1º Riomafra Bike Tour, previsto para o dia 24 de março. "Esse pretende ser o primeiro de uma série de eventos esportivos e culturais que acontecerão em conjunto", explicou o secretário Rafael Kondlatsch, ao destacar que a iniciativa atende a um dos primeiros pedidos do prefeito Roberto Scholze que solicitou a realização de um bike tour no qual os participantes pudessem conhecer algumas paisagens turísticas das duas cidades, ao mesmo tempo em que praticam uma atividade física.
Segundo Roberto Scholze, o rio Negro, que separa os dois estados e as duas cidades, é apenas um marco administrativo e burocrático, pois para a população – principalmente desportista – essa fronteira não existe. O Prefeito destacou que pretende estreitar ainda mais os laços entre os Poderes Executivos das duas cidades, visando a solução de problemas comuns, citando como exemplo a construção de uma terceira ponte, assunto já em discussão.
A receptividade ao projeto de união por parte de Rio Negro foi total. O Coordenador da Fundação Municipal de Esportes do município vizinho, Paulo Rogério Gaissler, presente na reunião, afirmou ser muito bom o fato do Prefeito iniciar com essa mudança de mentalidade. "Isso vai possibilitar a realização de um leque maior de eventos das mais variadas modalidades", afirmou.
1º Riomafra Bike tour
O 1º Riomafra Bike tour terá um percurso previsto em 30 km, divididos em aproximados 15 km de trajeto para cada cidade. O percurso ainda não está totalmente definido, devendo ser apresentado à população nas próximas semanas, mas já está esboçado, devendo passar por pontos como construções com características Bucovinas, Museu da Terra e da Vida, Praças, parques e paisagens rurais de Mafra e Rio Negro, entre outros. Na ocasião também foi debatida a ideia da promoção de outros eventos esportivos como torneios de futebol e competições escolares que envolvam as duas comunidades.
O Município de Mafra já realizou 4 bike tours que percorreram localidades do meio rural com a participação de, em média, 150 pessoas cada.
Participaram da reunião o secretário de Cultura, o diretor e o coordenador de Esportes de Mafra, respectivamente Rafael Kondlatsch, Fabio Rodrigues e Matheus Kvitschal, além do apoiador Alcemar Konkel e do representante de Rio Negro, Paulo Rogério Gaissler, coordenador da FME.