Ações preventivas marcam Semana de Combate a Hanseníase

 

A Prefeitura de Mafra inicia o ano com diversos trabalhos na área da saúde, que visam a prevenção e orientação contra Hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose. Todas elas fazem parte das ações que marcam a semana de Combate á Hanseníase. O Dia Mundial neste ano será comemorado no domingo, dia 27 de janeiro.

 

Uma das ações aconteceu na ultima terça-feira, dia 22 quando a equipe do setor de epidemiologia/imunização do município esteve no Presídio Regional de Mafra, quando realizou a conferencia vacinal junto aos detentos e ofereceram vacina contra febre amarela. Na ocasião também distribuíram material informativo sobre doenças infecto-contagiosas como Hanseníase, Tuberculose e HIV/AIDS.

 

As ações constam do plano de trabalho que a equipe está desenvolvendo para a promoção da saúde afirmou o Secretario da Saúde Tadeu Geronaso. As enfermeiras Adriana Moro e Luciana Mazon que participaram das atividades contam que no ano passado foram feitas algumas vacinas e neste ano houve a revisão do que faltava, e também devido a rotatividade dos detentos.

 

Tuberculose

Elas explicaram que, com relação à Tuberculose, tem-se verificado índices alarmantes em todo o mundo e por isso a intensificação do trabalho preventivo. "Mafra tem atualmente 8 pacientes em tratamento contra tuberculose", afirmaram. Com relação ao combate das DSTs e AIDS esclareceram que, aos que se interessarem serão oferecidos os testes para HIV no setor de epidemiologia junto ao Núcleo Materno Infantil e Unidades Básicas de Saúde.

 

Empresas

Ainda dentro da semana de combate a Hanseníase, os trabalhos de orientação e prevenção foram feitos também na ATENA e em empresas locais, intensificando as ações do Programa de Saúde do Trabalhador, que já vem sendo feito pelos serviços de saúde.

 

Divisa de Estados

Com a mesma intenção, na ultima quinta-feira, na BR 116 junto ao Posto da Policia Rodoviária, KM1 aconteceu o mesmo trabalho de orientação e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis para os viajantes, além de oferecimento da imunização contra febre amarela.

 

Hanseníase

O que é? – Doença Infecto-contagiosa e transmissível que afeta os nervos e a pele – especialmente as regiões da face, braços, mãos, pernas e pés.  Atenção: em alguns casos a hanseníase pode ocorrer sem manchas.

Causa – Conhecida no passado como "lepra", é causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, também conhecida como Bacilo de Hansen.

Sintomas – Os principais sintomas são manchas esbranquisadas, avermelhadas ou pardas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos que, nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

 

História – A Hanseníase constitui uma patologia das mais antigas que atua no organismo humano, com indícios remotos que datam de 600 a.C. Dos tempos bíblicos ao período moderno, ela foi descrita como uma doença que causava horror por conta da aparência física do doente não tratado – lesões ulcerantes na pele e deformidades nas extremidades – associada a estigmas, os mais diversos. Também Conhecida por lepra, esta doença foi, durante muito tempo, incurável e muito mutiladora, forçando o isolamento dos pacientes em leprosários, principalmente na Europa, na idade Média. (fonte – Editora Amigos da Natureza).