Prefeito de Mafra coordena reunião com prefeitos da Amplanorte

O Prefeito de Mafra e Presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte, Roberto Scholze  coordenou na última quarta-feira, 23,  assembléia geral da AMPLANORTE, realizada em Porto União.

A reunião que contou com a presença de 8 prefeitos e resultou em uma agenda positiva, a ser apresentada  futuramente  aos governos do Estado e da União, contendo reivindicações comuns à região.

Os prefeitos também   presenciaram a apresentação do Projeto Turístico "Caminhos do Contestado", quando foi constituída  Associação para coordenar as ações voltadas ao projeto que compreende a região. Após a reunião Roberto Scholze  visitou o aeroporto de União da Vitória, buscando subsídios com vistas a restabelecer e  modernizar o Aeródromo  Hugo Werner.

A agenda positiva estabelecido pelos prefeitos foi a seguintes:

Prioridades Microrregional – âmbito Estadual:
 – Aumento da capacidade de energia elétrica visto o elevado índice de queda de energia que ainda persiste na região, o que tem afetado alguns setores principalmente o fumageiro;              – Conclusão da Rodovia SC 477 – trecho Papanduva/Itaiópolis e e recuperação do trecho Canoinhas/Major Vieira;
 – Apoio no quesito geração de emprego e renda através do incentivo a Agroindústria – Suinocultura/Avicultura.

-Prioridades Microrregional – âmbito Federal:

– Recuperação do Trecho da Rod. BR 280 – Canoinhas/Porto União;

– Mudanças na Legislação em relação as Pedreiras – volta da autonomia dos municípios em relação a exploração;

– Viaduto – entroncamento BR 116/280 –  trevo de acesso a Canoinhas – desvio ligando diretamente ao KM 09;

–  Ferrovia – Ligação Mato Grosso – Santa Catarina – interligação  Porto União, Irineópolis, Canoinhas, Três Barras e Mafra;

– Celeridade da reforma tributária – Unificação ICMS;

– Requerimento ao Ministério dos Transportes – Revisão em relação ao fechamento de vários acessos na área de concessão da BR 116 – (Auto Pista Planalto Sul).

AMPLANORTE

A próxima assembléia da AMPLANORTE já está agendada para o dia 22 de fevereiro em Irineópolis,  sendo um dos temas já definidos a  exposição da Celesc em relação à deficiência  de energia elétrica na região.