Servidores de Mafra são imunizados

A vacinação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde e tem como objetivo a prevenção de doenças. Munícipes também podem ser vacinados

Durante esta semana a Secretaria Municipal da Saúde de Mafra está vacinando os servidores públicos com o objetivo de atualizar o calendário vacinal dos mesmos. Na terça-feira, 29, a vacinação foi no SUS e devido a grande procura também será oferecida na quarta pela manhã, das 8 às 11 horas, e na Prefeitura, das 13 às 17 horas. Os munícipes que quiserem ser imunizados, também podem tomar a vacina nestes locais. A vacina que está sendo oferecida é contra a Febre Amarela.

De acordo com a diretora do Núcleo Materno Infantil, Claudia Yshii, todos os munícipes podem tomar a vacina, exceto gestantes, puérperas e aquelas mulheres que estiverem amamentando, crianças menores de nove meses, assim como, pessoas imunodeprimidas. "Não é epidemia. É prevenção", explicou a diretora. Na ocasião será entregue a carteira que comprova a vacinação. Quem já a tiver pode levá-la para atualização.

Esta ação de vacinação contra a febre amarela é de grande valia, uma vez que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença. Os calendários de vacinação do Ministério da Saúde recomendam que a vacina seja administrada a partir dos nove meses de idade e que seja realizado um reforço a cada dez anos.